Notícias
EMPREENDEDORAS TECH
MDIC, Sebrae e ABDI lançam terceira edição do Empreendedoras Tech
Foi lançada nesta terça-feira (8/10) a 3ª edição do programa Empreendedoras Tech, parceria entre o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), que tem como objetivo impulsionar o crescimento de empreendimentos liderados por mulheres que atuam com base tecnológica.
Ao final dos três meses de aceleração intensa, até 100 empreendedoras serão selecionadas para uma jornada gratuita e estruturada de capacitação, mentoria e acesso ao mercado. As inscrições vão até 2 de novembro.
Durante o lançamento, a secretária-executiva adjunta do MDIC, Aline Damasceno, destacou a importância do programa e o compromisso do MDIC com uma economia mais diversa, inclusiva e ousada.
“Eu gosto de frisar que o Empreendedoras Tech vai muito além de acelerar Startups. Ele é sobre construir rede de apoio. É sobre criar conexões genuínas, é sobre gerar referências positivas. E mostrar que a tecnologia é e precisa ser cada dia mais um espaço de diversidade de inclusão.”
A gerente da unidade de empreendedorismo feminino, diversidade e inclusão do Sebrae, Georgia Nunes, reforçou o diálogo da inovação com o território e o futuro. “Tecnologia é ponte, é o caminho. Por isso faz toda diferença lançar um programa que convida as mulheres a ocuparem também o lugar de quem projeta o futuro.”
Por fim, a gerente da Unidade de Difusão de Tecnologias da ABDI, Isabela Gaya, falou sobre o papel da transformação digital na sociedade e no setor produtivo.
“É uma política pública que estamos trabalhando aqui com o Empreendedoras tech, para trazer a inovação a favor da produtividade do nosso país, a tecnologia como meio para aumentar a eficiência, a sustentabilidade e, acima de tudo, aumentar a competitividade. Estamos falando de resultados que as mulheres podem e devem trabalhar, não só pensando, mas liderando ideias.”
Nesta edição, serão 100 empreendedoras, que receberão apoio financeiro mensal de R$ 6,5 mil. As participantes também disputarão prêmios de até R$ 50 mil no demoday, quando terão a oportunidade de apresentar seus projetos a investidores e aceleradoras.
Empreendedoras Tech
Criado em 2023, o Programa de Apoio a Empreendedoras na Tecnologia tem como objetivo fortalecer e disseminar o empreendedorismo inovador de base tecnológica em micro e pequenas empresas lideradas por mulheres.
A iniciativa oferece capacitação, visibilidade, mentorias e acesso a redes de apoio, além de funcionar como vitrine de inspiração para outras empreendedoras, ao divulgar casos de sucesso que estimulam novas trajetórias de negócios.
O programa busca enfrentar desafios estruturais, como a baixa presença feminina em cargos de liderança e em projetos de base tecnológica, além das dificuldades de pequenas empresas para expandirem seus negócios. Ao incentivar a participação das mulheres nesses setores, a iniciativa contribui para reduzir desigualdades, estimular a inovação e promover o desenvolvimento econômico do país.
Acesse AQUI o edital e faça a sua inscrição.