Notícias
Alckmin: Novo modelo de crédito imobiliário vai trazer mais casas e mais empregos
Foto : Cadu Gomes/VPR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou nessa sexta-feira (10/10), em São Paulo, um modelo de crédito imobiliário que facilitará o acesso da classe média brasileira ao Sistema Financeiro da Habitação (SFH) e deve alavancar investimentos na construção civil, com geração de novos empregos.
A cerimônia contou com a presença do vice-presidente e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin, e de outros ministros. “É um passo histórico”, afirmou Alckmin durante o evento. “Estamos modernizando o sistema brasileiro de poupança e empréstimo. Isso significa mais casas e mais empregos para esse que é um setor campeão em termos de geração de emprego e de renda”, acrescentou.
O novo modelo permitirá que o total de recursos depositados na caderneta de poupança seja referência para o volume de dinheiro que os bancos devem destinar ao crédito habitacional, incluindo as modalidades do SFH e do SFI (Sistema de financiamento imobiliário). A plena vigência desse modelo se dará a partir de janeiro de 2027.
Segundo Ministério das Cidades, a mudança aumenta a competição e permite que instituições que não captam poupança também concedam crédito habitacional em condições equivalentes às demais. Com isso, diz o Ministério, famílias com renda mensal superior a R$ 12 mil poderão comprar imóveis com juros menores.
Para saber mais, clique aqui.