Notícias
ECOSSISTEMA
Portal Impacta Brasil apresenta 351 negócios de impacto socioambiental positivo em lançamento na COP 30
Divulgação
O Portal Impacta Brasil, primeira vitrine virtual para conexão de investidores nacionais e internacionais a empreendimentos de todo país, contou com a apresentação de 351 negócios com foco em soluções climáticas durante lançamento nesta quinta-feira (13/11) na COP 30, em Belém.
Conheça o Portal: https://impactabrasil.mdic.gov.br/
A plataforma é uma iniciativa conjunta do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) com a Aliança pelo Impacto e a Climate Ventures, e conta também com parcerias técnicas da Caixa Econômica Federal, Apex Brasil, BNDES, Quintessa e Impact Hub.
Os empreendimentos foram escolhidos por curadoria especializada que fez a seleção de acordo com suas características inovadoras e por estarem alinhados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e às metas das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs).
“Já temos mais de 350 negócios mapeados e para os próximos períodos vamos expandir a adesão para empreendimentos de outras categorias, rumo a um impacto cada vez maior”, afirmou Lucas Ramalho, secretário-adjunto de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do MDIC.
Após o lançamento, representantes da SEV participaram de mesa sobre o Sistema Nacional de Economia de Impacto (Simpacto), na qual foi anunciado que novas adesões devem ocorrer em breve. Pará e Pernambuco estão em processo avançado de adesão e logo devem se juntar a Alagoas, Ceará, Espírito Santo e Rio Grande Norte, que já fazem parte do Simpacto, para articular ações e interligar os comitês temáticos. Entre outros estados que devem entrar em breve estão Paraná e Paraíba.
O encontro contou com participação tanto de representantes de estados que já integram o Simpacto quanto de estados que pretendem aderir ao sistema para tratar de políticas estaduais conectadas à política nacional e às potencialidades locais para transformação de seus territórios em vetores de desenvolvimento socioeconômico sustentável, em convergência com a agenda climática da COP30.
A economia de impacto promove um ambiente de negócios voltado a soluções para problemas sociais e ambientais, gerando inclusão, renda, bem-estar social, inovação e desenvolvimento econômico.
O Simpacto faz parte da Estratégia Nacional de Economia de Impacto (Enimpacto), que busca impulsionar este ecossistema com a participação e adesão entes federativos, com prioridade para estados e Distrito Federal.