Notícias
CONSTRUA BRASIL
Tecnologia Bim terá laboratório na região Norte do país
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) lança nesta sexta-feira (13/6) edital de implantação de mais um laboratório de desenvolvimento de tecnologia BIM, desta vez na região Norte do país. BIM é a sigla em inglês para “Modelagem de Informação na Construção” - um conjunto de aplicações que podem ser usadas simultaneamente por todos os profissionais envolvidos numa obra, reduzindo tempo, desperdício e custos.
O lançamento ocorrerá durante o webinar “Células BIM: Experiências de Transformação Curricular”, voltado para instituições de ensino de todo o país. Para participar do webinar, que começa às 10h30, acesse aqui.
O edital é voltado a universidades e institutos federais da Região Norte (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins), que poderão se candidatar de 16 de junho a 6 de julho de 2025.
A instituição selecionada terá apoio financeiro e técnico do Projeto Construa Brasil, desenvolvido e coordenado pelo MDIC, com consultoria especializada, capacitação, concessão de bolsas de estudo e equipamentos para montagem de laboratório acadêmico, incluindo estações de trabalho completas com softwares BIM, notebook, drone, óculos de realidade aumentada e kit de robótica.
As Células BIM, são laboratórios acadêmicos com grupos de professores e alunos responsáveis pela elaboração de planos voltados à incorporação curricular de processos e tecnologias integradas que criam, utilizam e compartilham modelos digitais de construção ao longo do ciclo de vida das obras.
Ao integrar uma Célula BIM ao currículo, a universidade moderniza o ensino de Arquitetura, Engenharia Civil e áreas afins, promovendo a transformação digital e preparando professores e estudantes para as exigências do mercado.
“O suporte técnico e financeiro propicia a criação de um ambiente de inovação, fomenta a pesquisa em BIM e qualifica a formação profissional para as novas demandas da indústria da construção”, afirma o diretor Rafael Codeço, que lidera a iniciativa na Secretaria de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços (SDIC) do MDIC.
Além do lançamento do edital, o webinar apresentará casos concretos de implementação dessas células em diferentes universidades, destacando desafios superados, metodologias adotadas e resultados alcançados.
Programação
Abertura, 10h30: Rafael Codeço, diretor na SDIC-MDIC
Panorama do Projeto Construa Brasil: Rodrigo Koerich, Gerente Técnico do Projeto Construa Brasil.
Metodologia Célula BIM: Regina Ruschel, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Experiências de implantação de Células BIM: Max Andrade, da Universidade Federal de Pernambuco; Lia Yamamoto, da Universidade Federal do Paraná; e Tenente-Coronel Giuseppe Miceli Junior, do Instituto Militar de Engenharia (IME), no Rio de Janeiro.
Detalhes do edital de seleção da Célula BIM Norte: Katia Lima, do MDIC.
A transmissão ao vivo permitirá interação por meio de comentários e perguntas, fortalecendo o diálogo entre academia, indústria e poder público.
A iniciativa está alinhada ao objetivo do Construa Brasil, de incentivar a digitalização da construção brasileira por meio da difusão do BIM, e ao Decreto 11.888/2024, que institui a Estratégia Nacional de Disseminação do BIM – “Estratégia BIM BR”.
Sobre o Construa Brasil
O Construa Brasil é resultado do Termo de Colaboração celebrado entre o MDIC e a Rede Catarinense de Inovação (Recepeti). O projeto faz parte da Nova Indústria Brasil (NIB). Todas as suas iniciativas visam desburocratizar, digitalizar e industrializar o setor da construção, promovendo a melhoria do ambiente de negócios, gerando empregos, elevando o PIB nacional e contribuindo para o crescimento da economia brasileira.
Vinte e sete instituições de ensino de 13 estados brasileiros já aderiram ao protocolo desenvolvido pelo Construa Brasil para adoção e disseminação de tecnologias que tornam a construção civil mais rápida, precisa e eficiente.
Para mais informações, acesse: www.gov.br/mdic/construabrasil