Notícias
ECONOMIA VERDE
Pernambuco é o quinto estado a aderir ao Sistema Nacional de Economia de Impacto
Foto: Luca Jardim/SEV
O Sistema Nacional de Economia de Impacto (Simpacto) ganhou mais um integrante nesta quinta-feira (11/12), durante reunião do Comitê de Economia de Impacto, em Brasília. O governo de Pernambuco, representado pela secretária executiva de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Helena Albuquerque, assinou um Acordo de Cooperação Técnica com o Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), formalizando a entrada do estado no sistema.
“Esse ano tivemos avanços significativos no que diz respeito à economia de impacto e hoje celebraremos a adesão de um novo estado membro ao nosso grupo do Simpacto”, anunciou a secretária de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do MDIC, Julia Cruz.
“É uma satisfação enorme dar as boas-vindas ao estado de Pernambuco ao Simpacto”, recepcionou o secretário-adjunto de Economia Verde, Lucas Ramalho. “A vinda de Pernambuco agrega muito à nossa estratégia, com o envolvimento de governos estaduais na construção de um sistema nacional de adesões voluntárias”, acrescentou.
Pernambuco é o quinto estado a aderir ao Simpacto, que conta também com as participações de Alagoas, Ceará, Rio Grande do Norte e Espírito Santo. O Simpacto faz parte da Estratégia Nacional de Economia de Impacto (Enimpacto), que tem como objetivo articular ações em diferentes níveis federativos para fortalecer a economia de impacto, além de interligar os comitês temáticos.
A economia de impacto busca promover um ambiente de negócios focado em soluções para problemas sociais e ambientais, que também seja capaz de gerar inclusão, renda e bem-estar social com desenvolvimento econômico e inovação.
Para a secretária Helena Albuquerque, a adesão é um passo fundamental para estimular negócios de impacto socioambiental positivo em Pernambuco. “Viemos formalizar a adesão do Governo de Pernambuco para integrar de fato essa rede e nos comprometermos com o fortalecimento do Simpacto”, afirmou.