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Comércio Eletrônico

E-commerce no Brasil cresce 4% e alcança R$ 196 bi em 2023

Smartphone segue como produto mais vendido online, de acordo com o Observatório do Comércio Eletrônico Nacional, do MDIC
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Publicado em 04/09/2024 09h50 Atualizado em 04/09/2024 12h40
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O comércio eletrônico no Brasil segue em trajetória de crescimento. Em 2023, o setor movimentou R$ 196,1 bilhões, marcando um aumento de 4,8% em relação a 2022, quando o volume de negócios foi de R$ 187,89 bilhões. Desde 2016, o e-commerce brasileiro mais que quintuplicou.

Isso é o que mostram os novos dados do Observatório do Comércio Eletrônico Nacional, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), divulgados na terça-feira (3), em Brasília, durante a III Reunião da Câmara de Comércio e Serviços Conectados ao Varejo (FMCS).

Na abertura, o secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do MDIC, Uallace Moreira, ressaltou que o e-commerce é fundamental para o desenvolvimento nacional e que a plataforma apresenta informações estratégicas que podem contribuir para o crescimento do comércio brasileiro.

"A plataforma trouxe essa clareza maior do que a gente tem de comércio eletrônico, como está crescendo, como estão os estados e as regiões", ressaltou Moreira. “São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais concentram quase 60% do comércio eletrônico. Isso mostra que nós temos um trabalho muito árduo a fazer, que é o processo de inclusão digital e de distribuição de renda”, completou o secretário, que destacou a redução do desemprego e o aumento do PIB, promovidos no atual governo, como bases importantes para melhorar o poder de consumo das pessoas.

Confira o Observatório do Comércio Eletrônico Nacional

Com base em dados extraídos de Notas Fiscais eletrônica, fornecidos pela Receita Federal, os smartphones seguem como o produto mais vendido no comércio eletrônico nacional em 2023 (R$ 10,3 bilhões), seguido de Livros, brochuras e impressos semelhantes (R$ 6,4 bilhões); televisão (R$ 5,3 bilhões); refrigeradores e congeladores (R$ 5 bilhões); tablets (R$ 4,4 bilhões); e complementos alimentares (R$ 3,7 bilhões).

Embora siga na liderança, o valor com a venda de celulares caiu 43% comparado a 2021, quando o produto registrou R$ 18,1 bilhões em vendas, o maior valor da série histórica do observatório, que tem dados a partir de 2016. Em relação a 2022, quando as vendas somaram R$ 16,9 bilhões, a queda em 2023 foi de R$ 39%.

A lista de produtos mais vendidos varia de estado para estado. Alguns exemplos são calçados em Minas Gerais; aparelhos de ar-condicionado no Espírito Santo; e refrigeradores e congeladores em Santa Catarina e Paraíba. Já automóveis foram o principal produto de Goiás; e livro foi o produto mais comprado no Distrito Federal.

Projeto E-commerce.BR

Os dados do Observatório demonstraram significativas diferenças entre as regiões brasileiras. A região Sudeste continuou a dominar o cenário do e-commerce, concentrando a maior parte das vendas online (73,5%); seguida do Sul (15,2%), Nordeste (7%), Centro-oeste (3%) e Norte (1,3%). Já na análise da região de onde foi feita a compra, a Sudeste foi o destino de 55,6% dos negócios fechados, seguido por Sul (16,8%), Nordeste (15,8%), Centro-oeste (8,3%) e Norte (3,3%).

O MDIC e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) desenvolvem o projeto E-commerce.BR para aumentar a adesão de pequenos negócios ao comércio online. Com previsão de lançamento neste semestre, a iniciativa busca melhorar o desempenho financeiro através de soluções inovadoras, sobretudo em regiões onde o comércio eletrônico ainda está tímido.

Em termos de fluxo de comércio eletrônico, as transações interestaduais são maiores (62%) do que as que ocorreram dentro do próprio estado (38%).

Observatório do Comércio Eletrônico Nacional

Lançado em 2023, o Dashboard é a primeira ferramenta pública a agregar números oficiais do comércio eletrônico no país. Ele compila dados de vendas de empresas para consumidores pessoa física. Até então, boa parte das informações vinha de bases privadas.

O dashboard também permite uma leitura detalhada dos produtos comercializados no nível mais específico de informação possível, com abrangência muito significativa das operações realizadas em território nacional, o que evidencia o seu caráter inovador.

Além da pesquisa por produtos conforme sua classificação na NCM, é possível consultar bens por posição tarifária, ou seja, pelos 4 primeiros dígitos da NCM, e ainda por capítulo – 2 primeiros dígitos da NCM.

Valor total bruto, por UF

Região 2022 2023 Variação
Norte                 1.859.473.575,54                 2.482.611.892,47 33,51%
AC                                   6.427.824,46                                14.200.242,96 120,92%
AM                              640.027.970,43                              933.924.590,01 45,92%
AP                                16.069.658,34                                19.477.770,76 21,21%
PA                              923.122.256,46                          1.244.915.877,44 34,86%
RO                              174.397.469,23                              166.644.064,36 -4,45%
RR                                   5.965.926,19                                   9.957.544,04 66,91%
TO                                93.462.470,43                                93.491.802,90 0,03%
Nordeste               16.320.773.527,82               13.795.963.435,01 -15,47%
BA                          2.203.762.128,15                          2.103.419.148,12 -4,55%
CE                          2.385.916.422,21                          2.110.473.300,44 -11,54%
MA                              261.470.906,77                              564.297.064,60 115,82%
PB                          5.631.921.136,47                          3.068.661.435,53 -45,51%
PE                          4.732.138.384,41                          4.551.112.546,32 -3,83%
PI                              429.198.561,04                              386.631.587,28 -9,92%
RN                              308.861.086,35                              453.297.183,42 46,76%
SE                              162.874.509,66                              240.230.554,12 47,49%
AL                              204.630.392,76                              317.840.615,18 55,32%
Centro-oeste                 5.166.872.282,24                 5.876.378.304,42 13,73%
DF                          1.851.292.223,31                          1.460.572.628,53 -21,11%
GO                          2.487.440.127,22                          2.670.257.643,94 7,35%
MS                              303.342.652,18                          1.112.901.418,84 266,88%
MT                              524.797.279,53                              632.646.613,11 20,55%
Sudeste             134.746.983.119,77             144.134.271.686,36 6,97%
ES                        14.067.307.972,01                        14.197.989.847,46 0,93%
MG                        24.580.451.118,53                        24.177.724.016,44 -1,64%
RJ                        12.566.247.552,46                        10.661.383.455,77 -15,16%
SP                        83.532.976.476,77                        95.097.174.366,69 13,84%
Sul               29.031.875.719,28               29.811.019.821,45 2,68%
PR                        10.583.258.586,10                        10.735.255.753,45 1,44%
RS                          5.988.384.176,34                          5.894.393.942,35 -1,57%
SC                        12.460.232.956,84                        13.181.370.125,65 5,79%
Brasil    187.125.978.224,65    196.100.245.139,71 4,80%

 Produto mais comercializado em 2023, por estado

UF Produto
AC Outros medicamentos contendo produtos para fins terapêuticos, etc, doses
AL Telefones inteligentes (smartphones)
AM Outros aparelhos receptores de televisão, a cores (policromo)
AP Bolachas e biscoitos, adicionados de edulcorante
BA Telefones inteligentes (smartphones)
CE Telefones inteligentes (smartphones)
DF Outros livros, brochuras e impressos semelhantes
ES Aparelhos de ar condicionado do tipo split-system (sistema com elementos separados)
GO Automóveis com motor explosão, 1500 < cm3 <= 3000, até 6 passageiros
MA Adubos (fertilizantes) minerais ou químicos, que contenham os três elementos fertilizantes: nitrogênio (azoto), fósforo e potássio
MG Calçados para esportes, etc, de matérias têxteis, sola borracha/plástico
MS Adubos (fertilizantes) minerais ou químicos, que contenham os três elementos fertilizantes: nitrogênio (azoto), fósforo e potássio
MT Telefones inteligentes (smartphones)
PA Telefones inteligentes (smartphones)
PB Combinações de refrigeradores e congeladores (freezers), munidos de portas exteriores separadas
PE Telefones inteligentes (smartphones)
PI Telefones inteligentes (smartphones)
PR Combinações de refrigeradores e congeladores (freezers), munidos de portas exteriores separadas
RJ Telefones inteligentes (smartphones)
RN Telefones inteligentes (smartphones)
RO Outros veículos automóveis com motor diesel, para carga <= 5 toneladas
RR Cimentos "portland", comuns
RS Telefones inteligentes (smartphones)
SC Combinações de refrigeradores e congeladores (freezers), munidos de portas exteriores separadas
SE Telefones inteligentes (smartphones)
SP Telefones inteligentes (smartphones)
TO Milho em grão, exceto para semeadura
Empresa, Indústria e Comércio
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