Enimpacto Hoje
Apesar dos significativos esforços globais e de avanços em muitas áreas, os desafios socioambientais continuam a se intensificar em diversas partes do mundo, e sinalizam a urgência de medidas coletivas.
Nesse sentido, o atual Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) reeditou a Portaria MDIC nº 1.883, de 25/09/2017, publicando o Decreto no 11.646, de 16/08/2023 que institui tanto a Estratégia Nacional de Economia de Impacto como também o Comitê de Economia de Impacto.
Na presente edição, a Estratégia é ampliada e contempla um quinto eixo voltado à articulação interfederativa. O diálogo do governo federal com estados resulta na promoção de políticas subnacionais inspiradas na Enimpacto.
Por meio da trajetória e a governança de sucesso da Enimpacto, busca-se mobilizar atores públicos e privados para a criação e consolidação de políticas públicas para uma nova economia. A ampliação do escopo da Estratégia fomenta a criação de soluções inovadoras e experimentais para resolver problemas sociais e ambientais.
A Enimpacto vem se consolidando como política pública alinhada à concepção de novas economias, incentivando um ambiente produtivo mais inclusivo, equitativo e regenerativo para todos os brasileiros.
Principais conquistas no período 2023 - 2025
- Instituição do Sistema Nacional de Economia de Impacto (Simpacto);
- Lançamento do Cadastro Nacional de Empreendimentos de Impacto (Cadimpacto);
- Criação do Portal Impacta Brasil, uma vitrine virtual de negócios de impacto brasileiros construída pelo MDIC em parceria com agentes estratégicos do ecossistema.
Confira AQUI o histórico até 2022