BNDES Garagem Fase 2
-
Programação
O evento faz parte de uma série de três encontros presenciais que culminam no DemoDay, ao final do programa de aceleração em abril. A jornada trimestral busca promover conexões com os negócios e mentores, discutir e se aprofundar nas principais oportunidades de cada mercado e se conectar com atores, parceiros e possíveis clientes.
Esta primeira agenda inclui mentorias, palestras, oficinas e conexões, além de intervalo para confraternizações e intercâmbio de experiências entre os participantes. Na quarta-feira (29), ao longo da tarde, é reservado um momento para a produção de retratos individuais de todos os participantes do evento, garantindo suas fotos profissionais.
Programação completa

- .

- .

- .
-
Palestrantes
Na terça-feira (28), o diretor do DNOVA/MDIC, Lucas Maciel, apresentou ao público presente no encontro do BNDES Garagem a Estratégia Nacional de Economia de Impacto (Enimpacto). Entre os avanços da política pública, o gestor destacou as 79 iniciativas executadas no ano passado, um recorde histórico desde a primeira mensuração de resultados da Estratégia, há cerca de sete anos.
Também ressaltou o importante trabalho de articulação interfederativa desenvolvido pela equipe do Departamento e parceiros da Enimpacto para implementar o Sistema Nacional de Economia de Impacto (Simpacto). O Sistema foi instituído pelo MDIC em 2024, e quatro estados brasileiros já formalizaram acordos de cooperação com o Ministério para fomentar o ecossistema de impacto em suas localidades.
Maciel adiantou as tendências do setor para 2025, ano em que o Brasil vai sediar a COP-30 - maior evento de discussões climáticas do mundo. Será uma oportunidade para governos, empreendedores de impacto, investidores, empresas e sociedade civil divulgarem suas ações, bem como conectarem-se a negócios e investimentos de impacto socioambiental positivos.
Ainda, no primeiro semestre, o MDIC pretende lançar o Cadastro Nacional de Economia de Impacto (Cadimpacto), um banco de dados que visa identificar negócios dessa natureza e subsidiar ações na área.
-
Informações úteis
Na segunda fase do BNDES Garagem, os 50 negócios selecionados – 25 de criação e 25 de tração - recebem acompanhamento individual e acesso a especialistas e suporte da equipe da aceleradora Quintessa para destravar desafios para aprimoramento do negócio.
De janeiro a abril, acontecerão uma série de workshops, acompanhamentos individuais, rodadas de negócio com o mercado, mediadas pelo programa, e encontros, presenciais e remotos, para apoio no desenvolvimento das estratégias do seu negócio.
