Capacitação em Comércio Exterior - SINDASP
Inscrições abertas!
Parceria do Programa Raízes Comex com o SINDASP – Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo, Campinas e Guarulhos oferece capacitação online e presencial em comércio exterior, dirigidas prioritariamente a mulheres, negros e pessoas de baixa renda (com foco especial neste último grupo no caso dos cursos presenciais). As vagas que não forem preenchidas serão destinadas aos demais públicos.
Até o final de 2027, serão oferecidos semestralmente 250 acessos gratuitos aos cursos online da EduComex, plataforma de ensino a distância do SINDASP. A primeira seleção foi encerrada em junho, e as próximas turmas estão previstas para 30/11/2025 (2ª turma) e 01/06/2026 (3ª turma). O quantitativo de vagas presenciais ainda está sendo definido e as inscrições serão abertas em outubro.
Sobre os Cursos
Cursos à Distância (Inscrições abertas)
Formato do curso: online
Carga horária: varia de acordo com o curso selecionado
Público-alvo: prioritariamente mulheres e negros com conhecimentos prévios na área.
Requisitos: necessário que os interessados já tenham conhecimentos básicos em comércio exterior.
Certificado: sim
Cursos Presenciais
Formato do curso: presencial
Local: Belo Horizonte (MG), Foz do Iguaçu (PR) e Guarulhos (SP)
Carga horária: 90 horas
Público-alvo: prioritariamente mulheres, negros e pessoas de baixa renda (com foco especial neste último grupo).
Requisitos: interesse em ingressar na área de comércio exterior. Não necessário conhecimento prévio na área.
Certificado: sim
Sobre o SINDASP
O SINDASP possui reconhecida atuação na qualificação de profissionais e na promoção da cultura exportadora no país. Além de gerenciar a EduComex, a entidade desenvolve o projeto Jovens Assistentes de Comércio Exterior – COLFAC Viracopos, que oferece formação técnica a jovens de baixa renda.
