Multinacional com sede nos EUA / ANVEMCA
| Setor e local | Demissão de trabalhadores no Brasil |
| PCN | Brasil |
| PCN de apoio | - |
| Descrição | Notificação encaminhada pela Associação Nacional de Consumidores e Vítimas das Empresas Montadoras e Concessionárias Automotivas (Anvemca) em desfavor de empresa multinacional com sede nos EUA, no Brasil. De acordo com os denunciantes, a supracitada empresa multinacional incorreu em conduta qualificada como “recall branco”. |
| Tema | Políticas Gerais; Divulgação; Emprego e Relações do Trabalho; Combate à Corrupção, à Solicitação de Suborno e à Extorsão; Interesses do Consumidor |
| Data de recebimento | 4 de julho de 2006 |
| País da ocorrência | Brasil |
| Alegante | ONG |
| Setor | Electricidade, gás, vapor e fornecimento de ar condicionado; Comércio no atacado e no varejo |
| Nº da Alegação/Status | Não aceita |
| Data de encerramento | 19 de setembro de 2006 |
| Sumário |
Chegou a este Ponto de Contato Nacional (PCN), no dia 04 de julho de 2006, notificação formulada pela Associação Nacional de Consumidores e Vítimas das Empresas Montadoras e Concessionárias Automotivas (Anvemca) em desfavor de empresa multinacional com sede nos EUA. De acordo com os denunciantes, a supracitada empresa multinacional incorreu em conduta qualificada como “recall branco”, assim entendida a ação de montadoras de carros para consertar veículos com problemas de fábrica sem uma campanha pública. Em análise preliminar deste PCN, concluiu-se que, embora a presente denúncia reunisse elementos que guardavam pertinência temática com os temas abordados pelas Diretrizes , ela não continha foco suficientemente delimitado e não apresentava um rol de documentos comprobatórios que pudessem ser verificáveis mediante critérios objetivos pelo PCN. Outrossim, como o denunciante apresentou a denúncia na justiça comum e junto ao DPDC do Ministério da Justiça, órgãos com capacidade investigadora e comprobatória bastante superior ao PCN, julgou-se procedente não aceitar a reclamação. |