Notícias
MIR comemora avanço de políticas de combate e enfrentamento do racismo pelo Brasil
Foto: Claúdio Kbene
O Ministério da Igualdade Racial (MIR) segue incentivando estados e municípios do Brasil a se comprometerem com políticas públicas de promoção da igualdade racial e de combate ao racismo. Em agosto, a ministra Anielle Franco esteve em missões no Nordeste e Sudeste para a entrega de pacotes de políticas voltadas ao bem-estar da população negra. Confira esse e outros destaques do mês:
Avanços pelo Nordeste – Durante missão pelo Nordeste, a ministra da Igualdade Racial dialogou com marisqueiras, em Maceió (AL), e entregou pacotes de políticas para o estado de Alagoas, que contemplaram o Plano Juventude Negra Viva (PJNV), a Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental Quilombola (PNGTAQ) e a Política Nacional para Povos e Comunidades Tradicionais de Terreiro e Matriz Africana (PNTPMA).
A ministra encerrou sua agenda na Bahia na festa da Boa Morte. Ocasião em que o governo do estado, a prefeitura de Cachoeira (BA) e de outras 13 cidades formalizaram a adesão ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir) e à PNTPMA. O MIR espera que outros 20 municípios, os quais estão em diálogo com o Governo Federal, firmem compromisso com a PNTPMA ainda este ano.
Ainda em Salvador (BA), a gestora do MIR aproveitou para conversar com integrantes da Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito em um momento de escuta com mulheres evangélicas. Na Igreja Batista Adonai, debateram sobre soluções e políticas de incentivo à igualdade racial e étnica na região.
Em meio às celebrações internacionais da juventude, novas adesões ao Plano Juventude Negra Viva (PJNV) foram realizadas nos municípios de Itapissuma e Petrolina (PE), Manaus (AM) e no estado de Espírito Santo.
Avanços pelo Sudeste – No Sudeste, Anielle Franco desembarcou em Paraty (RJ) para formalizar a adesão do governo do município ao PJNV, ao Sinapir, à PNGTAQ e à PNTPMA. A gestora também esteve no Complexo da Maré (RJ), ao lado da primeira-dama, Janja Lula da Silva, para fortalecer o diálogo com a comunidade. Na ocasião, as autoridades conversaram com crianças e adolescentes sobre a Conferência das Nações Unidas Sobre as Mudanças Climáticas (COP30) numa perspectiva racial.
Preservando heranças – Neste mês, cerca de 300 famílias foram beneficiadas com a inauguração da Afroteca Abayomi, instalada na Escola Municipal Peafú, no Quilombo Peafú, município de Monte Alegre, no Baixo Amazonas. Essa é a quinta unidade entregue pelo MIR e parceiros, consolidando uma estratégia de fortalecimento das identidades, memórias e saberes das infâncias quilombolas na região.