Notícias
MIR celebra realização da 5ª Conapir e avanços de oportunidades para pessoas negras
Foto: Thalita Sousa/Conapir
Dentre os destaques do mês de outubro está a articulação internacional do Ministério da Igualdade Racial (MIR), com ênfase na atuação da ministra Anielle Franco em pautas de justiça climática, direitos humanos e inclusão racial no contexto da pré-COP30.
O trabalho do Ministério reforça a integração de comunidades tradicionais e afrodescendentes na agenda ambiental global e a defesa de um modelo de transição ecológica antirracista e inclusiva.
Paralelamente, o MIR consolidou sua presença no debate sobre igualdade racial e produção de conhecimento. A participação no VII Congresso de Pesquisadores Negros e Negras da Região Sul fortaleceu a articulação com o meio acadêmico, enquanto a Conferência Mundial Afromadrid 2025 destacou o protagonismo do Brasil na formulação de políticas públicas antirracistas reconhecidas globalmente.
A atuação internacional do Ministério se reflete no fortalecimento institucional, que passa pela articulação interministerial para o andamento da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 27/2024, que cria o Fundo Nacional de Reparação Econômica e de Promoção de Igualdade Racial. A intenção é reforçar a sustentabilidade das políticas públicas e garantir que os recursos cheguem de forma estratégica às populações negras em todo o território nacional.
Uma outra boa notícia foi a expansão do Plano Juventude Negra Viva (PJNV). Os municípios fluminenses de Queimados e Paracambi passam a ter acesso a políticas públicas que promove oportunidades em educação, cultura, saúde, emprego, renda e esporte.
O mês também se encerra com anúncio do primeiro Festival Literário da Igualdade Racial (FLIIR), que será realizado em novembro no Rio de Janeiro. O evento celebra a produção literária negra e indígena, ampliando o reconhecimento de autores e autoras comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e plural.