Notícias
FLIIR: Primeiro Festival Literário da Igualdade Racial do Brasil acontece em novembro no Rio de Janeiro
Dos dias 20 a 23 de novembro, a Central Única das Favelas (CUFA), em Madureira, Zona Norte do Rio de Janeiro, irá sediar o primeiro Festival Literário da Igualdade Racial do Brasil (FLIIR). Em diálogos transatlânticos, afirmando a literatura e a arte como tecnologias ancestrais de resistência, o evento tem como tema "Entrelaçando Letras e Lutas: Escrevivências Pan-Africanas e Igualdade Racial". A programação conta com palestras, ativações, rodas de conversa e a final do campeonato SLAM BR que acontecerá no espaço Zê Êne ao lado da CUFA. A entrada é gratuita.
Um evento inovador dedicado à celebração e promoção da diversidade racial e étnica, o FLIIR traz as vozes das diásporas para as ruas do bairro que é um dos maiores centros de valorização da cultura afro-brasileira. Conectando presente, passado e outros futuros possíveis, o festival tem como homenageadas três grandes intelectuais negras: as irmãs Jeanne e Paulette Nardal, responsáveis por elaborar as primeiras linhas do que viria a se chamar Négritude, e a escritora Conceição Evaristo, Mãe do conceito “Escrevivência”.
"O Ministério da Igualdade Racial compreende o FLIIR como uma ferramenta que, por meio da literatura e da arte, combate o racismo e valoriza o legado de intelectuais negras e negros que nos antecederam. Dialogando, construímos juntos um futuro com justiça racial e dignidade”, ressalta a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.
Alinhada aos valores de diversidade e inclusão do festival, a programação é múltipla com destaques para todos os públicos.
“Este festival nasce da urgência de ouvir o que se tentou calar, trazendo para o centro da cidade as vozes historicamente relegadas às margens. O FLIIR não é apenas um evento literário: é resistência, é celebração da criatividade, das memórias atravessadas pelo Atlântico e do futuro que ousamos imaginar. Aqui, a literatura é tecnologia ancestral de libertação; homenageamos quem inventou mundos enquanto o mundo tentava apagá-los”, afirmou Thais Marinho, idealizadora e curadora do FLIIR junto a Júlio Ludemir, idealizador da Flup, Festa Literária das Periferias, parceira estratégica do festival.
O Festival Literário da Igualdade Racial (FLIIR) é financiado pelo Ministério da Igualdade Racial (MIR), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) por meio da Chamada CNPq/MIR nº 27/2024. Realizado pela PUC Goiás e Kilombo Áyàn Kilombo Áyàn - Memória Social e Subjetividades Transatlânticas (PUC Goiás/CNPQ). Com parceria estratégica da Associação Na Nave, parceria institucional da RELFET (Rede Latino-Americana e Caribenha de Pesquisas sobre Feminismos de Terreiros) e da Festa Literária das Periferias (Flup).
Serviço: Festival Literário da Igualdade Racial (FLIIR)
Local: Sede da Cufa - R. Francisco Batista, 1 - Madureira, Rio de Janeiro – RJ
Data: 20 a 23 de novembro
Final SLAM BR: Zê Êne - R. Carvalho de Souza, 182 - Madureira, ao lado da CUFA
Atendimento à imprensa: Denise Porfírio e Thaíse Torres - imprensa@igualdaderacial.gov.br ou (61) 2027-3341 (inclusive em domingos e feriados)
CANAIS OFICIAIS:
Instagram: https://www.instagram.com/vemprofliir/
Facebook: Festival Literário da Igualdade Racial/ https://www.facebook.com/profile.php?id=61581285050748
Youtube (transmissão das mesas): https://www.youtube.com/@vemproFLIIR