Notícias
Anielle Franco se reúne com negociadores do tema mudança climática e representantes dos países-membros da UNFCCC, na Pre-COP 30, em Brasília
Foto: Thayane Alves/MIR
A ministra da igualdade racial, Anielle Franco, se reuniu com negociadores do tema mudança climática e representantes das delegações de países-membros da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC), nessa terça-feira (14), em duas agendas propostas pela Pre-COP 30, em Brasília.
Realizada pelo Governo do Brasil, como país anfitrião da COP 30, a Pre-COP faz parte de uma série de reuniões preparatórias à 30ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudança do Clima e tem como missão facilitar consensos sobre temas-chave para a Conferência, que será realizada em Belém, no Pará, de 10 a 21 de novembro.
Na primeira agenda do dia, Anielle Franco, participou das negociações multilaterais da ‘Atividade Diálogo Mandatado da Plataforma de Comunidades Locais e Povos Indígenas’. Em seu discurso, a ministra destacou que o Brasil chega à COP 30 com a responsabilidade de liderar um novo modelo de governança climática, mais justo, participativo e enraizado nos territórios. E que o Ministério da Igualdade Racial tem o papel de conectar o debate climático à luta por reparação, por justiça ambiental e por equidade racial.
“Caminhamos em direção à COP30 com uma mobilização inédita de comunidades tradicionais, afrodescendentes e agricultores familiares para contribuir com debates centrais, estratégicos e urgentes como o Marco Global de Adaptação e o financiamento climático justo dos territórios. Isso é mais do que um encontro técnico, é um marco político e civilizatório”, ressalta.
Com o compromisso de dar espaço aos povos e comunidades tradicionais no âmbito do Círculo de Diálogos e das negociações e decisões sobre o futuro climático global, a ministra Anielle Franco participou do segundo compromisso proposto, na reunião da Comissão Internacional de Comunidades Tradicionais, Afrodescendentes e Agricultura Familiar.
A Comissão é uma iniciativa do Ministério da Igualdade Racial em parceria dos Ministérios do Meio Ambiente, dos Povos Indígenas, Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, e Relações Exteriores, para garantir que esses grupos sejam ouvidos nas negociações climáticas globais junto à Presidência da COP 30.
MIR lidera novas perspectivas de negociações da COP 30 com a instalação da Comissão Internacional de Comunidades Afrodescendentes
Reconhecimento internacional nas negociações climáticas – A presidência brasileira na COP 30 terá início em novembro de 2025, e seguirá até novembro de 2026.
A candidatura do Brasil para sediar a COP30 foi anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante sua participação na COP27, em Sharm-el-Sheikh, em novembro de 2022, e foi endossada pelo Grupo dos Estados da América Latina e do Caribe em maio de 2023. Durante sessão plenária da COP28, ocorrida em dezembro de 2023 em Dubai, o Brasil foi eleito por consenso como anfitrião da COP30.