Notícias
Prorrogado prazo da consulta e marcada mais uma audiência sobre o projeto de concessão no Parque Nacional de Brasília e Floresta Nacional de Brasília
Parque Nacional de Brasília - Foto: Néio Rosa Cruz
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) publicou hoje no Diário Oficial da União, o Aviso nº 5/2025 (acesse aqui) que altera o prazo final da Consulta Pública para o Edital de concessão de serviços de apoio à visitação no Parque Nacional de Brasília e na Floresta Nacional de Brasília. A consulta, aberta em 02 de abril de 2025, passa a ter nova data de encerramento, agora em 11 de julho de 2025. Além disso, será realizada mais uma audiência pública ao longo do mês de junho.
A medida, além de atender às recomendações emitidas pelo 1º Ofício de Meio Ambiente e Patrimônio Histórico e Cultural da Procuradoria da República no Distrito Federal, proporcionará maior oportunidade de participação social, ao somar-se às reuniões já realizadas com grupos de interessados e instituições públicas entre 17 de abril e 20 de maio deste ano.
A concessão de serviços é um dos instrumentos utilizados pelo ICMBio para firmar parcerias com empresas privadas que executarão serviços e realizarão investimentos relacionados às atividades de visitação. O Instituto continuará responsável pela gestão das duas unidades de conservação, incluindo ações de proteção e fiscalização, prevenção e combate a incêndios florestais, pesquisa e manejo para conservação, regularização fundiária e educação ambiental.
As Audiências Públicas estão programadas para as seguintes datas e locais:
-
I - 28 de maio de 2025, das 14h às 18h, no espaço de reuniões do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (SESI-DF) em Taguatinga, no endereço QNF 24 Área Especial - Taguatinga Norte - CEP 72125-740; Transmissão ao vivo: https://www.youtube.com/watch?v=UYv1DipdANM
- II - 29 de maio de 2025, das 14h às 18h, na sede do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade em Brasília/DF; e
-
III - 12 de junho de 2025, das 14h às 18h, no espaço de reuniões do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (SESI-DF) em Taguatinga, no endereço QNF 24 Área Especial - Taguatinga Norte - CEP 72125-740.
Os interessados podem contribuir por meio do formulário eletrônico disponibilizado e na Plataforma Participa + Brasil.
Após finalizada a fase de consulta pública, todas as contribuições serão analisadas individualmente e respondidas sobre sua inclusão ou não no projeto e publicadas na etapa seguinte.
Os documentos e informações relevantes relativos ao edital estão disponíveis para consulta no portal do ICMBio.
Sobre as Unidades
Localizados na região metropolitana de Brasília, o Parque Nacional e a Floresta Nacional de Brasília abrigam importantes fragmentos de Cerrado, contribuindo para a proteção de nascentes das bacias do Rio Descoberto e do Lago Paranoá, essenciais para a segurança hídrica do Distrito Federal.
Famoso por suas piscinas de água mineral, o Parque Nacional de Brasília ocupa a 8ª posição entre os parques nacionais mais visitados do país. Já a Floresta Nacional é destino tradicional para caminhantes e ciclistas, sendo muito procurada para a prática de trilhas e mountain bike. Juntas, as unidades receberam 370 mil visitas em 2023.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável relacionados:


Com informações do Parque Nacional de Brasília e Floresta Nacional de Brasília
Comunicação ICMBio
comunicacao@icmbio.gov.br
(61) 2028-9280