Dados abertos

Publicado em 10/08/2020 10h11 Atualizado em 24/08/2021 10h42
Segundo o Artigo 2º do Decreto nº 8.777, Dados Abertos “são dados acessíveis ao público, representados em meio digital, estruturados em formato aberto, processáveis por máquina, referenciados na internet e disponibilizados sob licença aberta que permita sua livre utilização, consumo ou cruzamento, limitando-se a creditar a autoria ou a fonte.”

Com isso, o ICMBio busca melhorar a transparência e a eficiência no atendimento ao cidadão brasileiro e prover à sociedade informações com qualidade.

Segundo a própria Controladoria-Geral da União (CGU), o Portal de Dados Abertos (PDA) é “o documento orientador para as ações de implementação e promoção de abertura de dados de cada órgão ou entidade da Administração Pública Federal, obedecidos os padrões mínimos de qualidade, de forma a facilitar o entendimento e a reutilização das informações. É ele quem organiza o planejamento referente à implantação e racionalização dos processos de publicação de dados abertos nas organizações públicas.”
Atualmente, o ICMBio possui quinze bases de dados disponibilizadas no Portal de Dados Abertos. Para acessar os dados abertos do ICMBio, clique aqui.

 

A versão vigente do PDA ICMBio pode ser acessada clicando aqui.

Portaria nº 315, de 12 de maio de 2021, que aprova o Plano de Dados Abertos 2021-2023.

Quadro resumo das bases de dados abertos do ICMBio:

 

Publicações anteriores