Seminários de Pesquisa


Apresentação

Em 2020 o XI Seminário de Pesquisa e XII Encontro de Iniciação Científica do ICMBio tem como tema “Desafios diante da Pandemia de COVID-19”, trazendo a proposta de abordar diferentes aspectos da criação de ferramentas analíticas, riscos da propagação do vírus às comunidades locais das unidades de conservação e entorno e seus impactos econômicos, sociais e ambientais na conservação dos biomas brasileiros. No evento serão apresentadas as pesquisas desenvolvidas por servidores, alunos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica do ICMBio (PIBIC/ICMBio) e pesquisadores externos.

Público alvo
Servidores do ICMBio; Pesquisadores externos; Estudantes de iniciação científica; e Demais interessados.

Período de realização
6, 9, 10 e 11 de novembro de 2020

Modalidade e local de realização
O evento será realizado online, por meio do Teams e da Plataforma AVA do ICMBio.

Submissão de resumos
Para saber como submeter seu resumo, CLIQUE AQUI e acesse a chamada de resumos.

Inscrições para o público em geral
O evento é aberto para participação de outros interessados. As informações sobre a inscrição do público em geral serão divulgadas aqui em breve.


SEMINÁRIOS ANUAIS DE PESQUISA E ENCONTROS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Realizados desde 2009, os Seminários de Pesquisa e Encontros de Iniciação Científica do ICMBio tem o objetivo de promover a troca de experiências entre os profissionais que conduzem ou acompanham e demandam pesquisas científicas no Instituto Chico Mendes, bem como sua integração com as demais áreas da gestão e do conhecimento.

Trata-se de uma ampliação do encontro anual para avaliação da qualidade dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos de iniciação científica, de caráter obrigatório, que se apresenta como um espaço de debate e reflexão sobre o que fazemos em gestão ambiental.

Os estudantes vinculados ao programa PIBIC têm seus trabalhos avaliados por um comitê composto por membros internos e externos ao ICMBio. Os estudantes distribuídos em várias partes do país têm a oportunidade de conhecer o conjunto de trabalhos e experiências dentro do programa PIBIC e as demais experiências de pesquisa do Instituto Chico Mendes.

Para os servidores envolvidos com pesquisa, é uma grande oportunidade discussão e de definição de estratégias para aprimorar o conhecimento com vistas à conservação da biodiversidade e respeito à diversidade sociocultural do país. Para o público em geral e o conjunto de servidores do ICMBio, é um espaço para discutir o entrosamento entre conhecimento e gestão da biodiversidade, em um cenário cambiante e acelerado.

O manual 
"Como organizar seminários de pesquisa voltados à gestão de UCs" foi lançado para auxiliar gestores de unidades de conservação na realização de eventos voltados à aproximação com a academia. Clique aqui para baixá-lo.

Clique abaixo em "Anais dos Seminários de Pesquisa e Iniciação Científica do ICMBio" e conheça os anais de todas as edições dos seminários e encontros de iniciação científica. 

Anais dos Seminários de Pesquisa e Iniciação Científica do ICMBio

Anais dos Seminários de Pesquisa em UC e Centros