Seminários de Pesquisa


XII Seminário de Pesquisa e XIII Encontro de Iniciação Científica do ICMBio: desafios para a Década da Restauração dos Ecossistemas

Acesse aqui o livro de Anais do Seminário

Acesse AQUI o livro de anais do XII Seminário - 2021


Sobre o Seminário e Encontro de Iniciação Científica:

Em 2021, alinhado à agenda da Organização das Nações Unidas (ONU) para o meio ambiente, que deu início à "Década da Restauração de Ecossistemas 2021-2030, o XII Seminário de Pesquisa e XIII Encontro de Iniciação Científica do ICMBio teve como tema “Desafios para a Década da Restauração dos Ecossistemas”, e trouxe uma programação em torno dessa temática central. 

De 22 a 24 de setembro ocorreu a Avaliação final dos trabalhos de Iniciação Científica do PIBIC/ICMBio (2020-2021), com a conclusão de 43 projetos de IC.

O Seminário ocorreu de 27 a 30 de setembro e contou uma média de 200 pessoas participando diariamente da programação do evento.

Na Sessão de Vídeos Pôsteres do Seminário foram apresentadas 96 pesquisas desenvolvidas por servidores, alunos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica do ICMBio (PIBIC/ICMBio) e  pesquisadores de outras instituições.


PROGRAMAÇÃO DO XII SEMINÁRIO DE PESQUISA - 2021

Conheça AQUI a PROGRAMAÇÃO do seminário 


  • COMO OBTER OS CERTIFICADOS?
  1. Os certificados serão emitidos pelo Serviço de Gestão da Educação e do Conhecimento da Academia Nacional da Biodiversidade do ICMBio (SEGEDU/ACADEBio/ICMBio), o que deve levar ainda algumas semanas. 
  2.  Será emitido certificado de participação no Seminário para quem fez inscrição no evento (no AVA/ICMBio) e participou da programação e assinalou a lista de presença (pelo menos em 1 dia).
  3. Será emitido um certificado para cada trabalho apresentado na Sessão de Vídeos Pôsteres e os autores (ou pelo menos 1 dos autores) devem estar inscritos do Seminário (na página do evento no AVA/ICMBio: https://ava.icmbio.gov.br/mod/page/view.php?id=11861 )
  4. Quando estiverem prontos, os certificados poderão ser obtidos na página do evento, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA/ICMBio - link acima).


  • CATÁLOGO DE VÍDEOS PÔSTERES:

Você pode continuar assistindo aos vídeos dos trabalhos de seu interesse a partir do Catálogo.

ACESSE AQUI o Catálogo completo dos Vídeos Pôsteres

Deixe seu incentivo aos autores dos vídeos pôsteres que você assistiu, pelo formulário:  https://forms.gle/SDmJNfWL72cNjEPn9  

 

  • SESSÃO DE VÍDEOS PÔSTERES: 

A Sessão de Vídeos Pôsteres foi realizada nos dias 28 e 29 de setembro, das 14h às 15h, em salas virtuais do Teams.

Os vídeos pôsteres foram agrupados nos seguintes TEMAS:

Tema 1 - Avaliação de Pressões e Impactos sobre a Biodiversidade - SALA 1

Tema 2 - Conservação da Biodiversidade Aquática - SALA 2 

Tema 3 - Conservação da Biodiversidade: Fauna Terrestre - SALA 3 e SALA 4

Tema 4 - Conservação da Biodiversidade: Flora - SALA 4 

Tema 5 - Subsídios à Gestão de Unidades de Conservação - SALA 5 

Tema 6 - Subsídios à Restauração de Ecossistemas - SALA 6 

Tema 7- Subsídios ao Uso Sustentável dos Recursos - SALA 7 

Tema 8 - Valorização da Biodiversidade: Uso Público, Voluntariado e Educação Ambiental - SALA 8 


AGENDA - Períodos de realização:

  • 22 a 24 de setembro de 2021 - Apresentação e avaliação dos trabalhos de Iniciação Científica do PIBIC/ICMBio (2020/2021)
  • 27 a 30 de setembro de 2021 - XII Seminário de Pesquisa e XIII Encontro de Iniciação Científica
  • 28 e 29 de setembro de 2021 - Sessão de Vídeos Pôsteres (exibição dos vídeos pôsteres)


Inscrições para o público em geral: ENCERRADAS


Público alvo do Seminário:

  • Servidores do ICMBio
  • Estudantes e pesquisadores de outras instituições 
  • Estudantes de iniciação científica do PIBIC/ICMBio
  • Outros interessados

  

CHAMADA DE RESUMOS 2021:

Acompanhe as etapas da Chamada de resumos de trabalhos a serem apresentados no XII Seminário de Pesquisa e XIII Encontro de Iniciação Científica do ICMBio.

Acesse aqui a Chamada de Resumos (normas, orientações e prazos)

Confira AQUI o RESULTADO da Avaliação dos Resumos (e saiba se o seu resumo foi aceito)


  • CRONOGRAMA DA CHAMADA DE RESUMOS (atenção para os novos prazos):
  • 18 de junho até 25 de julho (prazo prorrogado):  Período de submissão de resumos
  • 26 de julho a 9 de agosto (prazo prorrogado): Período de Avaliação dos resumos submetidos
  • 11 de agosto (prazo prorrogado): Prazo para comunicação aos autores quanto ao aceite do trabalho e solicitação de ajustes nos trabalhos aprovados com considerações.
  • 22 de agosto (prazo prorrogado): Prazo final para os autores enviarem os resumos (aprovados com considerações) com os ajustes solicitados
  • 20 de setembro: Prazo final para upload dos vídeos pôsteres de 3 -5 minutos e envio do link no formulário indicado


  • FALE CONOSCO:
  • e-mail: seminario.pesquisa@icmbio.gov.br
  • Instagram: @pesquisa.icmbio



EDIÇÕES ANTERIORES: SEMINÁRIOS ANUAIS DE PESQUISA E ENCONTROS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA


Realizados desde 2009, os Seminários de Pesquisa e Encontros de Iniciação Científica do ICMBio tem o objetivo de promover a troca de experiências entre os profissionais que conduzem ou acompanham e demandam pesquisas científicas no Instituto Chico Mendes, bem como sua integração com as demais áreas da gestão e do conhecimento.

Trata-se de uma ampliação do encontro anual para avaliação da qualidade dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos de iniciação científica, de caráter obrigatório, que se apresenta como um espaço de debate e reflexão sobre o que fazemos em gestão ambiental.

Os estudantes vinculados ao programa PIBIC têm seus trabalhos avaliados por um comitê composto por membros internos e externos ao ICMBio. Os estudantes distribuídos em várias partes do país têm a oportunidade de conhecer o conjunto de trabalhos e experiências dentro do programa PIBIC e as demais experiências de pesquisa do Instituto Chico Mendes.

Para os servidores envolvidos com pesquisa, é uma grande oportunidade discussão e de definição de estratégias para aprimorar o conhecimento com vistas à conservação da biodiversidade e respeito à diversidade sociocultural do país. Para o público em geral e o conjunto de servidores do ICMBio, é um espaço para discutir o entrosamento entre conhecimento e gestão da biodiversidade, em um cenário cambiante e acelerado.

O manual 
"Como organizar seminários de pesquisa voltados à gestão de UCs" foi lançado para auxiliar gestores de unidades de conservação na realização de eventos voltados à aproximação com a academia. Clique aqui para baixá-lo.

Clique abaixo em "Anais dos Seminários de Pesquisa e Iniciação Científica do ICMBio" e conheça os anais de todas as edições dos seminários e encontros de iniciação científica. 

Anais dos Seminários de Pesquisa e Iniciação Científica do ICMBio

Anais dos Seminários de Pesquisa em UC e Centros