Manejo de Espécies Exóticas Invasoras
Espécies Exóticas Invasoras (EEIs) são aquelas que ocorrem fora de sua área de distribuição natural cuja introdução e/ou dispersão ameaçam a diversidade biológica, de acordo com a Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB).
Atualmente, há registro confirmado de EEI de animais e plantas em 75% das UC federais, notadamente nas regiões sudeste e centro-oeste. Essas informações embasam a elaboração de diretrizes e orientações técnicas para prevenção, alerta, detecção precoce, resposta rápida, erradicação e controle de EEI, como guias, cartilhas, roteiros, entre outros.
A Coordenação de Manejo de Espécies Exóticas Invasoras (CMEEI) emite orientações e avalia propostas de ações de manejo de EEI nas UC federais visando subsidiar tecnicamente a tomada de decisão. Para auxiliar tecnicamente, a CMEEI conta com o "Guia de Orientação para o Manejo de Espécies Exóticas Invasoras em Unidades de Conservação Federais". A CMEEI, como referência técnica para UC federais e Centros Nacionais de Pesquisa e Conservação (CNPC), conduz a temática relativa as invasões biológicas tanto em ambientes aquáticos como terrestres, considerando diversos grupos taxonômicos de fauna e flora.
Espécies Exóticas Invasoras na Mídia
Quer saber mais sobre as espécies exóticas invasoras e como elas afetam as unidades de conservação federais? Acompanhe as últimas notícias, reportagens e publicações na mídia sobre os desafios, impactos e as ações de manejo que estão sendo realizadas!
Contato: cmeei@icmbio.gov.br
Endereço: EQSW 103/104, Bloco “D”, 1º andar. Complexo Administrativo - Setor Sudoeste - Brasília, DF - CEP: 70670-350