Notícias
Projeto Diálogos pelo Clima visita o Parque Nacional de Anavilhanas
Visita ao Parque Nacional de Anavilhanas - Foto: Acervo
No final da semana passada, o Parque Nacional de Anavilhanas recebeu a visita técnica do Projeto Diálogos pelo Clima, do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio). Os Diálogos pelo Clima é uma iniciativa que visa engajar diferentes profissionais que atuam na área jurídica pública no tema mudanças climáticas e combate ao desmatamento na Amazônia e no Cerrado.
O Projeto visa viabilizar diálogos, trocas de informações e ideias entre diferentes atores, busca a construção de soluções e orientações acerca de como as obrigações legais podem se tornar mais eficazes e efetivas no contexto das mudanças climáticas.
“A programação incluiu uma oficina em Novo Airão onde foram debatidos temas como as estratégias de combate ao desmatamento com o uso de tecnologias e estruturação de redes de parceiras, bem como soluções estratégicas e alternativas econômicas para a sustentabilidade”, conta o gestor do NGI ICMBio Novo Airão, Hueliton Ferreira. A visita de campo aconteceu no Parque Nacional de Anavilhanas e na RDS estadual do Rio Negro, na comunidade Santo Antônio.
O planejamento, coordenação e execução dos Diálogos pelo Clima são parte da estratégia do Programa COPAÍBAS – Comunidades Tradicionais, Povos Indígenas e Áreas Protegidas nos biomas Amazônia e Cerrado. O Programa é viabilizado por recursos da Iniciativa Internacional da Noruega para Clima e Florestas – NICFI, por meio do Ministério das Relações Exteriores da Noruega, e tem o Funbio como o seu gestor técnico e operacional.
Idealizado como uma iniciativa com várias etapas de debate, Diálogos pelo Clima amplia o conceito de comunicação em projetos socioambientais, entendendo que o aporte de recursos estratégicos para a biodiversidade é também a criação de um ambiente propício para trocas significativas que beneficiem o meio ambiente e as pessoas.
Objetivo de Desenvolvimento Sustentável relacionado:

- .
Com informações do NGI Novo Airão e Funbio
Comunicação ICMBio
comunicacao@icmbio.gov.br
(61) 2028-9280

