Notícias
Parque Nacional mais antigo do Brasil dá mais um passo em ações de acessibilidade
- Foto: Acervo
O último sábado (13) foi marcado por emoção, superação e espírito esportivo no Parque Nacional (Parna) do Itatiaia, que localiza-se entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Sentimentos aguçados pela realização da primeira edição da Corrida Caminhos Acessíveis, modalidade inclusiva da prática esportiva. O evento foi celebrado como um marco na promoção da acessibilidade em Unidades de Conservação (UCs) no Brasil.
“O Parque Nacional do Itatiaia sempre foi um espaço de contemplação e preservação da natureza. Agora, ele também se consolida, cada vez mais, como um espaço de inclusão. Essa corrida mostrou que todos podem viver a experiência da natureza em sua plenitude, e que a acessibilidade é parte fundamental da nossa missão”, destacou o chefe do Parna, Felipe Mendonça.
Promovida em parceria com a Evolution Itatiaia National Park, a prova reuniu dezenas de pessoas com deficiência em um percurso de 3km próximo ao Centro de Visitantes do Parque. O evento teve o apoio do Instituto Pernas Solidárias Suzano, Inclusão Radical e Firma Cadência. O patrocínio foi da Parquetur e do SOS Mata Atlântica.
Avanços em acessibilidade marcam o ano do Parque Nacional do Itatiaia
A realização da Corrida Caminhos Acessíveis integra um conjunto de importantes conquistas do Parque Nacional do Itatiaia neste ano, consolidando uma agenda de acessibilidade que está consolidando referência no Brasil.
Em março, o Parque sediou o 1º Encontro sobre Acessibilidade em Unidades de Conservação Federais, reunindo gestores de diferentes regiões do país para debater práticas e estratégias voltadas à inclusão. No mesmo mês, foi inaugurada a Cachoeira Acessível do Camapuã, a primeira do estado do Rio de Janeiro e a segunda do Brasil adaptada para pessoas com deficiência, garantindo que mais visitantes pudessem vivenciar a experiência única das quedas d’água da Serra da Mantiqueira.
No mês de junho, durante as comemorações dos 88 anos do Parque, foi inaugurado o Caminho Acessível do Voluntariado, uma trilha adaptada que conecta o Centro de Visitantes à lanchonete do Lago Azul. A iniciativa foi fruto do trabalho da equipe do Parque, com o apoio de voluntários e voluntárias, e representa mais um passo concreto para tornar a visitação inclusiva.
Essas ações, somadas à Corrida Caminhos Acessíveis, reforçam o compromisso do Parna em ser um espaço cada vez mais democrático, onde a natureza pode ser vivenciada plenamente por todas as pessoas.
Compromisso do ICMBio
Garantir o acesso de pessoas com deficiência aos espaços naturais é parte do compromisso do Instituto. Assim, neste espaço, você encontra a localização de oportunidades de visitação inclusivas em Unidades de Conservação federais.
Com informações do Parque Nacional do Itatiaia
Comunicação ICMBio
comunicacao@icmbio.gov.br
(61) 2028-9280

