Notícias
Parque Nacional do Iguaçu recebe workshop internacional sobre tráfico de psitacídeos
Parque Nacional de Iguaçu - Foto: Leonardo Milano
Entre os dias 17 e 19 de dezembro de 2024, o Parque Nacional do Iguaçu recebeu um workshop internacional sobre o tráfico de psitacídeos. O evento reuniu representantes de vários países do continente americano, incluindo Paraguai, Argentina, Bolívia e Suriname, além do Brasil. O encontro contou com o apoio do Ministério Federal do Meio Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear da Alemanha e da Seção Antinarcóticos e Assuntos Policiais (INL) dos Estados Unidos.
Organizado pela Wildlife Conservation Society (WCS) Brasil, em parceria com a Divisão de Inteligência Ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (DINT/ICMBio) e com a área Temática de Proteção do Parque Nacional do Iguaçu, o evento teve como objetivo fomentar a cooperação entre as instituições envolvidas no combate ao tráfico de espécies silvestres. A iniciativa surgiu durante um evento anterior voltado à temática, quando representantes do Instituto Chico Mendes propuseram a realização de um encontro no Brasil para estreitar laços entre organizações do continente, dado o caráter transnacional dos crimes contra a vida selvagem.
Entre os participantes brasileiros estavam servidores do ICMBio, IBAMA, Polícia Federal, Receita Federal, Parque das Aves, Itaipu Binacional e Instituto Arara Azul. As instituições trouxeram perspectivas diversas sobre os desafios e soluções no combate ao tráfico de psitacídeos, proporcionando um rico intercâmbio de experiências e conhecimentos.
O evento iniciou com uma visita ao Parque Nacional do Iguaçu, seguida de três dias de discussões e atividades que ampliaram as possibilidades de troca de informações e fortalecimento das redes de colaboração. Um dos destaques foi a apresentação conduzida pela Dra. Monique Sosnowski, cientista especializada em crimes contra a vida selvagem e segurança, que introduziu os participantes a ferramentas avançadas no campo das ciências criminais.
A realização deste workshop reflete o compromisso do Brasil e de seus parceiros internacionais em combater o tráfico de espécies silvestres e proteger a biodiversidade da região, fortalecendo as ações conjuntas para enfrentar essa grave ameaça ao meio ambiente e à segurança das espécies.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável relacionados:


Com informações do Parque Nacional de Iguaçu
Comunicação ICMBio
comunicacao@icmbio.gov.br
(61) 2028-9280

