Notícias

Uso público

Parque Nacional da Chapada Diamantina reabre parcialmente neste sábado

Publicado em 20/11/2020 10h05 Atualizado em 27/11/2020 14h10
Cachoeira do sossego. (Foto: Tulio Saraiva)

Cachoeira do sossego. (Foto: Tulio Saraiva)

 

No próximo sábado, dia 21, o Parque Nacional da Chapada Diamantina inicia a sua primeira fase de reabertura gradual da visitação. Será permitida a entrada a alguns atrativos mediante o cumprimento de protocolos sanitários.

 Para evitar aglomerações e ajudar no controle do fluxo de visitantes, o ICMBio utilizará uma plataforma para agendamento prévio das visitas (https://janoo.com.br/), que permitirá identificar quais atrativos estão sendo mais procurados na data escolhida. De acordo com a analista ambiental Marcela de Marins, “a colaboração de condutores e visitantes na utilização da plataforma será muito importante para o monitoramento da visitação”.

 Atrativos autorizados no sábado, 21/11

 Estarão abertas para visitação as cachoeiras do Sossego, Ribeirão do Meio, Capivari, Mixila, Palmital e a trilha Pai Inácio-Barro Branco.

Atrativos autorizados no sábado, dia 28/11, para visitação a partir do município de Mucugê:

Trilha da Cachoeira da Moça Loira, Trilha da Cachoeira do Bate-palmas, Trilha da Cachoeira do Córrego de Pedra, Cascalheira (planetário),  Cachoeiras Andorinhas, Sete Quedas e Funis, Cachoeira do Cardoso, Mar de Espanha e Cachoeira da Sibéria, Rio Preto atividades náuticas,  Poço Redondo (rio Paraguaçu), Trilha do rio preto até a Toca do Caboclo, Trilha da Cachoeira da Fumacinha por cima, Trilha da Cachoeira da Matinha

Atrativos que permanecem fechados:

Vale do Pati, mirante do Pati e Cachoeirão.

O ICMBio vem dialogando com as prefeituras dos seis municípios do entorno do Parque Nacional para definir em que momento e de que forma as trilhas e atrativos serão reabertos, procurando conciliar a estratégia de combate a COVID-19 dos municípios e as demandas de visitação.

 

Regras de segurança sanitária

 Para entrar no Parque Nacional da Chapada Diamantina será obrigatório seguir os protocolos sanitários abaixo:

 

  • Uso de máscara;
  • Grupos de no máximo 10 pessoas, incluindo o condutor;
  • Manter distanciamento de 2 m de outros visitantes;
  • Higienizar as mãos com álcool em gel 70% em cada parada ou logo após trechos que necessitem utilizar as mãos, como “escalaminhadas”; 
  • Resíduos contaminantes, como máscaras, devem ser embalados e descartados fora do Parque Nacional seguindo as normas municipais.

 

 Além das normas gerais, ainda existem protocolos específicos para condutores de visitantes e para cada trilha. Confira mais detalhes no documento "Normas de reabertura gradual da visitação", acesse aqui 

 Comunicação ICMBio

comunicacao@icmbio.gov.br

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents