Notícias
Na Amazônia, Um Dia no Parque 2025 registra o dobro de unidades de conservação participantes
- Foto: Acervo
Unidades de conservação geridas pelo ICMBio promoveram nos domingos de 20 e 27 de julho o evento Um Dia no Parque, iniciativa que reúne diversas atividades de esporte e lazer, incluindo trilhas, corrida, banho, caiaque, oficinas, diversões para crianças, entre outras atrações. Não só parques nacionais, mas também unidades de uso sustentável, como reservas extrativistas e florestas nacionais, receberam visitantes em seus territórios. A edição deste ano registrou maior adesão das Unidades de Conservação na Amazônia: foram 20 participantes, o dobro da média dos últimos anos.
No Parque Nacional (Parna) da Amazônia, em Itaituba/PA, a programação incluiu corrida, grupos de trilhas, a praia do Rio Tapajós, caiaque e vôlei de praia. Já no Parna do Viruá, em Caracaraí/RR, houve o lançamento do livro “A Fantástica Biodiversidade do Viruá” e atividades de trilhas. No Parna do Monte Roraima, em Uiramutã/RR, o atrativo dispensa comentários: a subida ao Monte Roraima, em 10 dias, numa paisagem única. A expedição teve a participação de Denis Hyde, do Entreparques.
As Reservas Extrativistas (Resex) também aderiram ao evento. Na Resex Marinha de Soure, no Pará, o principal destaque foi a inauguração de um trecho da Trilha Costa Marajoara, uma trilha de longo curso na maior faixa contínua de manguezal do mundo. Na Resex do Cazumbá-Iracema, estado do Acre, uma série de oficinas compuseram as atividades: fabricação de sabonete, pintura, fotografia, música, entre outros, além de corrida para as crianças e um torneio de futebol.
Ações de educação ambiental foram a tônica de Um Dia no Parque na Resex Ipaú-Anilzinho, em Baião/PA. Comunidade, parceiros e colaboradores realizaram uma ação de limpeza num igarapé da região e depois plantaram árvores nativas da Amazônia. Também no Pará, o Núcleo de Gestão Integrada do ICMBio em Bragança, gestor de cinco Resex, promoveu atividades nas unidades, incluindo uma exposição artística. O destaque ficou para a participação em uma reunião na Câmara de Vereadores de Augusto Correa, em reunião com convidados pelo Junho Verde, reafirmando a importância da Resex Marinha Araí-Peroba.
No domingo de 27 de julho foi a vez da Flona Tapajós, em Belterra/PA, fazer o seu evento. Os visitantes percorreram uma trilha de 7km em meio à floresta para conhecer um dos principais atrativos da Flona, a "Vovózona", uma sumaúma de cerca de 48 metros de altura com raízes tabulares gigantes. Num dia de sol e céu aberto, a programação terminou com banho nas águas frescas do Rio Tapajós.
Para a ponto focal em uso público da Gerência Regional Norte do ICMBio, Bianca Coelho, o bom resultado desta edição é fruto sobretudo do esforço institucional. "Identificamos que a nossa região tinha a menor adesão à iniciativa, embora na Amazônia tenhamos o maior número de unidades de conservação federais. Daí planejamos ações para incentivar as UCs, atuamos em conjunto com as coordenações, parceiros locais como o Imazon. Queremos incentivar não somente o uso público e o turismo de base comunitária, mas também as comunidades locais, populações tradicionais a conhecerem e valorizarem os seus territórios", observou.
Objetivo de Desenvolvimento Sustentável relacionados:

- .
Comunicação ICMBio
comunicacao@icmbio.gov.br
(61) 2028-9280



