Notícias
Minuta do Plano de Manejo da Esec Jutaí-Solimões é apresentada em reunião técnica
Estação Ecológica de Jutaí-Solimões - Foto: Daniel Resende
No dia 1º de julho, foi realizada a reunião técnica de apresentação da minuta do Plano de Manejo da Estação Ecológica de Jutaí-Solimões, voltada às áreas temáticas das diretorias envolvidas.
Localizada entre os rios Jutaí e Solimões, na região do Alto Solimões (AM), a unidade de conservação integra o Núcleo de Gestão Integrada (NGI) ICMBio Tefé, responsável pela administração de sete unidades de conservação na região. O plano de manejo é essencial para orientar a gestão e reforça o compromisso com a conservação da Floresta Amazônica, das palmeiras em planícies alagáveis, dos sistemas aquáticos e dos serviços ecossistêmicos.
Criada em 1983 como Reserva Ecológica, a unidade foi recategorizada como Estação Ecológica em 2001, conforme o SNUC.
O objetivo da ESEC Jutaí-Solimões, conforme o plano em elaboração, é proteger a biodiversidade das florestas inundáveis e de terra firme, além de sítios arqueológicos, respeitando os modos de vida dos povos indígenas e comunidades ribeirinhas presentes historicamente no território.
Participaram da reunião representantes do NGI Tefé (NGI/TEFÉ), da Coordenação Territorial Manaus (CT/MANAUS), Coordenação de Fiscalização (COFIS/CGPRO/DIMAN), Coordenação-Geral de Impactos Ambientais (CGIMP/DIBIO), Coordenação de Conflitos Territoriais (COGCOT/CGSAM/DISAT), Coordenação-Geral de Proteção (CGPRO/DIMAN) e Coordenação de Monitoramento e Avaliação da Gestão (COMAG/DIPLAN). A minuta do plano segue agora para análise técnica.
Objetivo de Desenvolvimento Sustentável relacionado:

- .
Com informações da Estação Ecológica de Jutaí-Solimões
Comunicação ICMBio
comunicacao@icmbio.gov.br
(61) 2028-9280
