Notícias
Instituto Chico Mendes tem cinco trabalhos inscritos no Prêmio BRASIL MAIS 2025
O Instituto Chico Mendes tem cinco trabalhos inscritos no Prêmio BRASIL MAIS 2025. Os títulos inscritos são:
-
Priorização de alertas de desmatamento Brasil Mais em Unidades de Conservação Federais (DGEO/CGPRO);
-
Imagens diárias do Programa Brasil MAIS auxiliam na emissão de Autorização Direta no interior da RESEX Chico Mendes (NGI Chico Mendes);
-
Operação Alluere - ICMBio UNA de Itaituba;
-
Boletim de Monitoramento de Desmatamento - Coordenação Territorial de Itaituba;
-
Entre a lente e a draga: a importância do monitoramento satelital no combate ao garimpo ilegal – o caso da Operação Juami Fênix 01 (ICMBio Tefé).
A avaliação dos trabalhos será realizada entre os dias 5 e 16 de maio. A divulgação dos finalistas acontecerá no dia 19/05, e aos resultados apresentados durante o Encontro Nacional de Usuários do Programa Brasil MAIS.
O Prêmio BRASIL MAIS 2025 busca reconhecer histórias de impacto positivo para a sociedade, promovidas pelo uso da plataforma em instituições públicas participantes do Programa. A iniciativa destaca aqueles que alcançaram resultados expressivos, fortalecendo suas operações e contribuindo para um impacto significativo na sociedade.
O prêmio não só celebra o sucesso no uso dos dados pelas instituições, como também visa compartilhar boas práticas, gerar um ambiente de aprendizado contínuo entre os usuários da plataforma e valoriza a contribuição das instituições e de seus servidores públicos que continuamente buscam aperfeiçoar seus processos técnicos e de gestão utilizando-se de tecnologias e experiências compartilhadas no âmbito da RedeMAIS.
São três categorias de premiação: Segurança Pública; Categoria Geral (instituições federais ou estaduais); e Categoria Geral (instituições municipais). A avaliação dos trabalhos é realizada por um comitê técnico nomeado pelo Comitê Gestor do Programa Brasil MAIS. Os critérios de avaliação dos trabalhos são: Alinhamento ao Tema Principal; Apresentação; Originalidade; Relevância e Impacto Social; Inovação Tecnológica; Escalabilidade e Reprodutibilidade; Viabilidade Técnica e Econômica; Integração com Políticas Públicas; e Colaboração Institucional.
Sobre o Programa BRASIL MAIS
O Programa Brasil MAIS é uma iniciativa abrangente e pioneira, com o objetivo de promover cooperação, compartilhamento de tecnologias, metodologias, técnicas e dados atualizados. Desde que o Programa Brasil MAIS começou a operar, em 2020, são mais de 593 instituições governamentais cadastradas, que somam mais de 114 mil usuários.
Monitorando mais de 8,6 milhões de km² do território brasileiro e áreas costeiras marinhas diariamente, o Programa tem sido uma importante ferramenta para combater os crimes ambientais e acompanhar impactos potencializados pelas mudanças climáticas. O resultado acontece nas operações em campo, promovendo maior assertividade e tempestividade aos órgãos de fiscalização ambiental - como em áreas de cobertura vegetal, degradação de florestas, poluição de rios, queimadas, atividades de planejamento urbano, entre outras.
Todos os órgãos públicos do Brasil que tenham interesse em participar da RedeMAIS podem acessar as imagens diárias de alta resolução da Planet, adquiridas pela constelação PlanetScope, composta por mais de 130 satélites, bem como aos alertas de detecção de mudanças emitidos pela SCCON por meio da Plataforma web integrada, fácil de usar e intuitiva.
Além disso, o Programa promove treinamentos, capacitações e fornece suporte contínuo a todas as instituições que integram a RedeMAIS. Para mais informações, acesse.
Comunicação ICMBio
comunicacao@icmbio.gov.br
(61) 2028-9280