Notícias
Instituto Chico Mendes integra delegação brasileira no encontro amazônico sobre Manejo Integrado do Fogo
- Foto: Divulgação Ascom Ibama
Entre os dias 28 e 30 de abril, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) participou do 2º Encontro Regional da Rede Amazônica de Manejo Integrado do Fogo (RAMIF). A iniciativa, criada em dezembro de 2023 no âmbito da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), tem como objetivo fortalecer as capacidades de manejo do fogo na região amazônica. O encontro foi realizado em Quito, capital do Equador, e teve como foco discutir os avanços na implementação do Plano Bianual de Trabalho da RAMIF, além de atualizar as metas regionais para 2025 e 2026.
Além do Brasil, participaram outros países amazônicos que compõem a Rede, como Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Venezuela e Suriname.
Um dos produtos trabalhados no encontro foi a proposta de Entendimento Operativo sobre Cooperação e Assistência Mútua para a Resposta Oportuna a Incêndios Florestais na Região Amazônica. O documento compreende estratégias, procedimentos e protocolos operacionais para o apoio mútuo entre os países membros, no caso de operações de combate ampliado, em que um dos países necessite de apoio de outros países da Rede. A proposição será concluída em uma próxima reunião virtual ainda neste primeiro semestre e deverá ser ratificada pelas Chancelarias dos países membros.
“Este entendimento tem como objetivo integrar e otimizar a prevenção e o combate a incêndios florestais nos países amazônicos, de uma maneira estratégica e solidária, de modo a prover apoios internacionais com maior celeridade, promover a troca de informações com maior fluidez e intercambiar apoio técnico e especializado. Trata-se de um documento de grande relevância, que demonstra a importância dessa Rede de países para o enfrentamento dos incêndios florestais, num contexto de mudanças climáticas, cujos impactos são cada vez mais regionais", resume o coordenador substituto do Centro Especializado em Manejo Integrado do Fogo (CEMIF) Maurício Marcon, que representou o ICMBio no evento.
A delegação brasileira foi composta pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável relacionados:


Comunicação ICMBio
comunicacao@icmbio.gov.br
(61) 2028-9280

