Notícias
Brigadistas do Sesc Pantanal recebem capacitação do ICMBio para atuar na prevenção e combate a incêndios florestais
- Foto: Ascom Sesc Pantanal
Entre os dias 5 e 8 de agosto, instrutores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) capacitaram 16 brigadistas que irão atuar nas unidades de conservação geridas pelo Polo Socioambiental Sesc Pantanal, no Mato Grosso. A formação abordou temas como manejo integrado do fogo, uso e manutenção de equipamentos, comportamento do fogo, técnicas de prevenção e combate, dentre outros, com aulas teóricas e práticas.
O instrutor de Brigadas do ICMBio, Luiz Felipe Pimentel, afirma que o curso proporciona conhecimentos essenciais para atuação no bioma. “Os brigadistas tiveram a oportunidade de aprender sobre como o fogo se forma, como se comporta no ambiente e quais fatores influenciam esse comportamento. Também realizamos práticas de construção de linhas de defesa e combate direto às chamas. É uma medida preparatória que reforça a prevenção e o combate, em casos de incêndios florestais na região”, explica.
Para além da estrutura, o analista ambiental do ICMBio, Marcelo Andrade, reforça que o treinamento também atualiza as equipes sobre a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo, aprovada em 2024. “O objetivo é atualizar os brigadistas do Sesc em relação à política nacional, que trouxe melhorias na organização do combate, como o uso do Sistema de Comando de Incidentes. Em grandes operações, isso garante uma resposta mais eficaz. Mesmo com a previsão de uma temporada mais amena, devido ao período, nosso papel é estar sempre preparado.”
O Polo Socioambiental Sesc Pantanal é responsável pela gestão de três unidades: a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Sesc Pantanal, Parque Sesc Baía das Pedras, no Pantanal; e o Parque Sesc Serra Azul, no Cerrado. Juntos, são mais de 117 mil hectares de áreas protegidas. A instituição conta com 45 brigadistas, caminhões pipas, pás carregadeiras, tratores, roçadeiras, carreta tanque de água, kit combat, bombas costais, sopradores, pinga-fogo, quadriciclo, caminhonetes, moto-bomba e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável relacionados:

- .

- .

- .

- .
Comunicação ICMBio
comunicacao@icmbio.gov.br
(61) 2028-9280



