Notícias
Aprovado o plano de manejo da Serra da Bodoquena
Portaria foi publicada nesta quinta no Diário Oficial da União
Fernando Pinto
fernando.pinto@icmbio.gov.br
Brasília (04/04/2013) - O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (04), a Portaria nº 178, que aprova o plano de manejo do Parque Nacional (Parna) da Serra da Bodoquena, situado no estado do Mato Grosso do Sul.
O Plano de Manejo é um documento que estabelece o zoneamento e as normas que devem presidir o uso de uma unidade de conservação (UC) e o manejo dos recursos naturais que nela existem. A aprovação do documento também implica na elaboração e compreensão acerca do conjunto de ações que se fazem necessárias na gestão de uma UC, de modo a conciliar de maneira adequada, e em espaços apropriados, os diferentes tipos de usos, com a conservação da biodiversidade. O Plano de Manejo do Parque Nacional da Serra da Bodoquena será disponibilizado em meio digital na unidade de conservação e na sede do ICMBio, em Brasília, para consulta dos interessados.
O Parque
O Parque Nacional da Serra da Bodoquena foi criado em setembro de 2000 e até o momento é a única unidade de conservação de proteção integral federal totalmente inserida no território do Estado do Mato Grosso do Sul. Sua criação visou proteger a maior área contínua de mata atlântica no interior do Brasil. Os limites do Parque abrangem 76.481 hectares, divididos em dois fragmentos, sendo um ao norte (27.793 ha) e outro ao sul (48.688 ha). Sua área de influência abrange os municípios de Bonito, Bodoquena, Porto Murtinho e Jardim.
A Serra da Bodoquena, que dá nome ao parque é um planalto inclinado, com a porção mais baixa a oeste, em direção à planície do Pantanal. A leste é suavemente inclinada em direção à planície de inundação do rio Miranda que, por sua vez, integra a bacia do rio Paraguai. Apresenta-se alongado no sentido norte-sul, com cerca de 300 quilômetros de comprimento e largura variando de 20 a 50 quilômetros. O parque nacional localiza-se na porção central desse planalto e é caracterizado por um maciço rochoso elevado, com altitudes que variam de 450 a 650 metros.
Para saber mais sobre o Parque Nacional da Serra da Bodoquena, clique aqui .
Comunicação ICMBio
(61) 3341-9280