Notícias
Acordo de Cooperação Técnica fortalece gestão da ARIE Mata de Santa Genebra
- Foto: Acervo
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO) celebraram, no dia 3 de junho, um Acordo de Cooperação Técnica para a execução de ações administrativas e técnicas, visando à cooperação mútua na gestão da Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) Mata de Santa Genebra, localizada nos municípios de Campinas e Paulínia, em São Paulo.
O evento, realizado no Paço Municipal de Campinas, contou com a presença do gerente regional do Sudeste do ICMBio, Breno Herrera; do presidente da FJPO, Rogério Menezes; do prefeito de Campinas; do presidente da Câmara Municipal; além de representantes do NGI ICMBio Iperó e de membros dos poderes legislativo e executivo municipais.
A Fundação José Pedro de Oliveira é uma instituição pública do município de Campinas, criada em 1981 com a missão de conservar e administrar a Mata de Santa Genebra. O decreto de criação da unidade de conservação prevê a articulação com a Fundação para a supervisão e fiscalização da área.
O acordo estabelece ações conjuntas nas áreas de proteção, prevenção e combate a incêndios florestais, gestão da pesquisa, conservação da biodiversidade, uso público e promoção da participação social.
A formalização dessa ação conjunta entre as instituições trará ganhos efetivos para a unidade de conservação e para o NGI ICMBio Iperó, uma vez que o acordo também prevê o compartilhamento de espaço para a instalação da Base Avançada (BAV) de Campinas. A BAV será responsável pela supervisão territorial não apenas da ARIE Mata de Santa Genebra, mas também da ARIE Matão de Cosmópolis.
Com informações da ARIE Mata de Santa Genebra
Comunicação ICMBio
comunicacao@icmbio.gov.br
(61) 2028-9280


