Notícias
Aberta consulta ampla para avaliação de risco de extinção das aves da Amazônia Ocidental
João-de-barba-grisalha (Synallaxis kollari) - Foto: Ester Ramirez
O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (CEMAVE) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) convida a sociedade civil e a comunidade científica a contribuírem com informações sobre as espécies de aves da Amazônia Ocidental. As fichas-base de avaliação estão disponíveis para edição e envio de contribuições através do site de Sistema de Avaliação do Risco de Extinção da Biodiversidade (SALVE).
O prazo para envio de contribuições é 08 de outubro de 2025. Dúvidas sobre como participar da consulta podem ser esclarecidas pelo e-mail avaliacao.cemave@icmbio.gov.br.
A próxima oficina de avaliação de risco de extinção das aves brasileiras abrangerá 529 espécies de aves com ocorrência na Amazônia Ocidental. A oficina ocorrerá entre 8 e 12 de dezembro de 2025, no Instituto Tecnológico Vale, em Belém (PA). Serão convidados pesquisadores com experiência com aves da Amazônia, somando cerca de 22 especialistas.
Existem ao menos 10.426 espécies aves no mundo, de acordo com dados da BirdLife International. Dessas, 1.971 espécies são encontradas em território nacional, segundo o Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos (CBRO). O alto número de espécies coloca o Brasil entre os três países detentores do maior índice de endemismo de aves do mundo.
Comunicação ICMBio
comunicacao@icmbio.gov.br
(61) 2028-9280