Notícias
Recifes brasileiros escondem duas novas espécies
Cientistas descobrem duas novas espécies de peixes que vivem "bem escondidas" nas águas dos ambientes recifais brasileiros — e alertam para os riscos que elas enfrentam.
Eles são pequenos, mestres do disfarce e passam a maior parte da vida escondidos em frestas de rochas, buracos na areia e tufos de algas no fundo do oceano. Por décadas, a ciência acreditou que um pequeno peixinho recifal, chamado Gobioclinus kalisherae, habitava uma vasta extensão do oceano — desde as praias ensolaradas da Flórida (EUA) até o litoral de São Paulo. Porém, um novo estudo revelou que essa "única espécie" era, na verdade, um grupo de quatro peixes completamente diferentes.
A pesquisa, publicada no periódico científico Neotropical Ichthyology por cientistas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Gabriel S. Araujo; do Centro de Biologia Marinha (Cebimar), da Universidade de São Paulo (USP), Hudson T. Pinheiro e Guilherme Loyola da Cruz; e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), João Luiz Gasparini e Fabio Di Dario, usou análises de DNA e exames detalhados do corpo dos peixes para desvendar o mistério.
“A primeira vez que mergulhei no Arquipélago de Alcatrazes, em 2022, pude acompanhar as atividades de pesquisa e assumir a coordenação de um monitoramento de longa duração na região. Durante um desses mergulhos, em um ambiente formado por formações cobertas por algas calcárias e repleto de vida, observamos uma estrutura que parecia um verdadeiro 'condomínio' da espécie, com indivíduos adultos de porte gigante, como nunca havia visto na costa brasileira”, contextualiza Hudson Pinheiro, biólogo marinho e pesquisador do CEBIMAR-USP.
Por ser o local onde registraram a maior abundância e os maiores espécimes conhecidos até hoje, os pesquisadores resolveram homenagear a área protegida, após coleta e confirmação da identificação, a partir do diagnóstico genético por DNA.
Entenda a descoberta
Na biologia, existem as chamadas "espécies crípticas": animais que por fora parecem quase idênticos, mas que têm DNA diferente e não se reproduzem entre si. Era exatamente o caso desse peixinho.“Em Fernando de Noronha, o animal já era conhecido, mas constava nos registros como Gobioclinus kalisherae, uma espécie típica do Caribe. Nós tínhamos a suspeita de que poderia se tratar de um organismo diferente quando coletamos os primeiros espécimes no campo, mas a confirmação só veio após as análises em laboratório”, explica o pesquisador Hudson Pinheiro.
Por se tratar de uma espécie críptica — ou seja, visualmente muito parecida com outra – e para comprovar que era uma nova espécie, Hudson explica que os pesquisadores combinaram o sequenciamento de DNA com análises morfológicas e merísticas, que incluem a medição de estruturas como olhos e cabeça, além da contagem de raios das nadadeiras. “Foi assim que atestamos que a população brasileira é anatomicamente e geneticamente distinta”, frisa ele.
Para resolver a confusão, os cientistas adotaram a chamada taxonomia integrativa, na qual, por meio de análises genéticas coletaram amostras de DNA no Brasil e compararam com sequências do Caribe e dos EUA; assim como por meio de análises anatômicas mediram — com precisão de milímetros — a proporção da cabeça, o tamanho dos olhos, o comprimento da boca e o número de espinhos nas nadadeiras.
O resultado mostrou que a espécie original (Gobioclinus kalisherae) vive apenas no Caribe e na Flórida. E que, já no Brasil, existem outras duas espécies exclusivas e inéditas para a ciência. Enfim a celebração das duas descobertas!
Expedições científicas e parceria com Unidades de Conservação
As suspeitas que culminaram nas descobertas não surgiram da noite para o dia. De acordo com o pesquisador do INPA, Gabriel S. Araujo, a hipótese começou a ser desenhada ao longo dos últimos 20 anos de pesquisas sobre os ambientes recifais brasileiros.“Espécies recifais de pequeno porte costumam ser muito sensíveis a barreiras biogeográficas aparentemente 'porosas', como a pluma do rio Amazonas-Orinoco e a grande distância entre a costa brasileira e as ilhas oceânicas, o que favorece o isolamento e a diferenciação evolutiva”, explica o pesquisador do INPA, Gabriel S. Araujo.
Com essa hipótese em mente, o trabalho de campo no Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha ganhou força em setembro de 2024, em uma expedição científica que contou com a participação direta de pesquisadores da unidade de conservação e teve como um dos objetivos coletar exemplares do Gobioclinus insularis.
“Este tipo de pesquisa é sempre bem vinda e aumenta nossos conhecimentos sobre a biodiversidade que protegemos”, reforça Ricardo Araújo, analista ambiental e coordenador de Pesquisa, Monitoramento e Manejo de Exóticas no Parque Nacional e Área de Proteção Ambiental de Fernando de Noronha-PE.
Já no caso do Gobioclinus urarita, a parceria entre o CEBIMar/USP e a equipe do ICMBio no Refúgio de Vida Silvestre do Arquipélago de Alcatrazes foi fundamental. Os espécimes-tipo foram coletados durante uma expedição em março de 2025, realizada com a participação dos gestores da própria unidade.
“As suspeitas foram confirmadas após compararmos exemplares do Caribe, da costa brasileira e de Fernando de Noronha. As diferenças na anatomia externa, aliadas às análises de DNA, demonstraram que se tratavam de duas espécies até então desconhecidas”, frisa Gabriel.
Conheça as embaixadoras dos ambientes recifais
Os nomes de batismo são uma linda homenagem a dois berçários de vida marinha brasileiros: o Refúgio de Vida Silvestre do Arquipélago de Alcatrazes-SP, o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha-PE e a Reserva Biológica de Atol das Rocas-RN — todas unidades de conservação geridas pelo ICMBio.A Maria-da-toca-de-Alcatrazes (Gobioclinus urarita) vive no litoral brasileiro, da Paraíba até São Paulo. Algumas curiosidades sobre a espécie são que ela vive em águas rasas e costuma se abrigar nos buracos e montículos construídos no fundo do mar por outros peixes. Seu nome homenageia 'Urarita', a denominação em língua Tupi para a ilha principal do Arquipélago de Alcatrazes (SP).
Já a Maria-da-toca-de-Noronha (Gobioclinus insularis) é exclusiva (endêmica) das ilhas de Fernando de Noronha e Atol das Rocas. Curiosidades são que ela é menor e possui olhos e cabeça proporcionalmente maiores do que a espécie do litoral, uma adaptação ao seu habitat insular isolado.
Como essas espécies surgiram?
A resposta está na geografia do oceano. O estudo destaca o papel da Barreira Amazonas-Orinoco. A enorme quantidade de água doce e lama lançada no mar pelos rios Amazonas e Orinoco forma uma "muralha" de 200 km de extensão.
Peixes grandes e fortes nadadores conseguem cruzar essa barreira, mas peixinhos de fundo não conseguem. Assim, ao longo de centenas de milhares de anos, as populações do Caribe e do Brasil ficaram separadas e evoluíram de formas diferentes. O mesmo aconteceu em Fernando de Noronha, onde o isolamento em alto-mar deu origem a uma espécie única.
Olhares na Conservação: satisfação e alerta
A descoberta acende um sinal amarelo para a conservação ambiental. Quando a ciência achava que se tratava de uma única espécie espalhada pelas Américas, o risco de extinção parecia zero.Agora que se sabe que a Maria-da-toca-de-Noronha (G. insularis) vive apenas em duas ilhas oceânicas minúsculas, os cientistas alertam que ela já nasce classificada como Vulnerável (VU) à extinção.
“Por um lado, descobrir essas espécies mostra o quanto a biodiversidade dos nossos recifes ainda permanece desconhecida. Por outro lado, é impossível não ficar preocupado com a velocidade da degradação desses ambientes. Corremos o risco de perder espécies essenciais para o equilíbrio dos ecossistemas antes mesmo de sabermos que elas existem”, contextualiza Gabriel.
E são ameaças reais à espécie animais como o Peixe-Leão — espécie predadora vinda do Pacífico que chegou a locais como Fernando de Noronha e devora preferencialmente pequenos peixes de fundo. A poluição ou alterações ambientais e climáticas em territórios pequenos, como o do Atol das Rocas (com apenas 5,5 km² de área), também representam grande perigo, somadas ao impacto do turismo de massa e seus resíduos.
Por que peixinhos tão pequeninos importam?
Embora meçam poucos centímetros e passem despercebidos pelos banhistas, esses peixes criptobênticos são o "combustível" do ecossistema marinho.
“Eles crescem e se reproduzem rapidamente, produzindo grandes quantidades de larvas que servem de alimento para diversos outros organismos. Além disso, os próprios adultos são presas importantes para peixes maiores, ajudando a sustentar a cadeia alimentar e a produtividade dos recifes”, explica Gabriel.
O valor dos projetos de longo prazo e das coleções científicas
A descoberta reforça que o mar brasileiro ainda guarda muitos segredos — e que proteger pequenas áreas recifais é essencial para salvar espécies que a ciência recém começou a conhecer. Mais do que isso, o resultado demonstra o valor da ciência contínua e dos acervos históricos do país.
Para confirmar o ineditismo das espécies, a equipe precisou analisar exemplares preservados em coleções científicas como as do Museu Nacional e do Museu de Zoologia da USP, incluindo organismos coletados ainda na década de 1980.
“Enxergo essas descobertas como um reflexo da importância dos projetos de longo prazo. A ciência é um processo cumulativo e colaborativo, que depende de planejamento, financiamento contínuo e da integração entre pesquisadores, instituições e coleções científicas. É essencial manter o apoio à pesquisa para que possamos continuar revelando e protegendo a nossa biodiversidade”, reforça o pesquisador do INPA, Gabriel S. Araujo.
Periódico: Neotropical Ichthyology, vol. 24, no. 2, 2026
Autores: Gabriel S. Araujo, Guilherme Loyola da Cruz, João Luiz Gasparini, Fabio Di Dario e Hudson T. Pinheiro
Comunicação Centro TAMAR/ICMBio




