Notícias
PAN Lagoas do Sul percorre cidades de SC e RS para divulgar ações de conservação das lagoas e lagunas costeiras
A equipe envolvida com o Plano de Ação Nacional para a Conservação das Lagoas do Sul (PAN Lagoas do Sul), coordenado pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Sudeste e Sul (CEPSUL/ICMBio), realizou uma expedição que percorreu sete cidades em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul em setembro de 2025. O objetivo principal foi ampliar o conhecimento das instituições e população sobre o PAN, promovendo a divulgação e aproximando os parceiros para participar na elaboração e implementação das ações de conservação articuladas pelo Plano.
Entre os dias 08/09/2025 e 12/09/2025, foram realizadas visitas em Itajaí, Florianópolis, Imbituba, Tubarão, Garopaba, Laguna e Torres (RS). As apresentações foram conduzidas pelo Coordenador do PAN Lagoas do Sul e Chefe da Base Avançada do CEPSUL em Rio Grande, o analista ambiental Ronaldo Costa, juntamente com a equipe do PAN, e possibilitaram a troca de ideias e construção de parcerias.
Os encontros abordaram o conceito dos planos para conservação de espécies ameaçadas coordenados pelo ICMBio, e assuntos específicos do PAN Lagoas do Sul quanto ao território, ambientes, comunidades, espécies ameaçadas e as problemáticas que causam as ameaças à biodiversidade.
Esta iniciativa marca o período entre os ciclos de realização do PAN. Em 2023 foi concluído o primeiro ciclo e em 2025 deu-se início ao planejamento do segundo, que irá se estender pelos próximos cinco anos. Segundo o Coordenador do PAN, Ronaldo Costa, "o contato direto com as populações do território é essencial para discutir avanços, ouvir novas propostas e fortalecer o engajamento em prol da conservação dos sistemas lacustres e lagunares do sul do Brasil”.

