Materiais de Comunicação
Ainda há pouco conhecimento da população brasileira sobre o tema das Invasões Biológicas, inclusive pela parcela da sociedade que interage diretamente com as Unidades de Conservação (UC) federais, como moradores, visitantes e turistas. Um dos desafios do ICMBio é tornar mais visíveis as ações de controle e monitoramento das espécies exóticas invasoras (EEI) desenvolvidas pelas UC e pelos Centros Nacionais de Pesquisa e Conservação (CNPC), para que diferentes públicos compreendam o trabalho, reconheçam sua importância e se engajem nas atividades.
A padronização visual desses materiais em todo o país fortalece o engajamento e reconhecimento das estratégias do Instituto no combate às invasões biológicas. Por isso, foi criada a logo do setor das Espécies Exóticas Invasoras do ICMBio, que deve ser utilizada por UC, Núcleos de Gestão Integrada e CNPC. Também estão disponíveis modelos de peças gráficas para uso das equipes gestoras.
O objetivo desses materiais é contribuir para que o público compreenda o manejo de EEI, perceba a sua eficácia, desconstrua preconceitos, engaje no processo e colabore com a implementação das ações. É essencial adotar estratégias que aproximem, informem e integrem comunidades, parceiros, gestores públicos, comunicadores, cadeia do turismo e outros setores.
Para apoiar essas ações de comunicação, são apresentados abaixo materiais de divulgação científica elaborados pelo ICMBio, como folders, cartilhas, entre outros.
Dica: Consulte o Manual de Comunicação e o Manual de Gerenciamento de Crises na Mídia sobre Manejo de Espécies Exóticas Invasoras