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Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima
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      • Comitê Gestor do Fundo Nacional para a Repartição de Benefícios - FNRB
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Espécies Exóticas Invasoras

Info

ESPÉCIES EXÓTICAS INVASORAS

Espécies exóticas invasoras representam uma das maiores ameaças ao meio ambiente, com enormes impactos e prejuízos sobre a biodiversidade e os ecossistemas naturais, afetando a provisão de serviços ambientais, a saúde, a economia, bem como a conservação do patrimônio genético e natural.

A introdução de espécies invasoras ocorre de forma intencional ou acidental por vias e vetores de transporte entre regiões, países e ecossistemas em ritmo crescente devido à intensificação do comércio, de viagens e do turismo em nível global.

Devido ao seu potencial invasor e à sua capacidade de assumir o lugar e excluir espécies nativas, diretamente ou pela competição por recursos, as espécies invasoras podem transformar a estrutura e a composição dos ecossistemas, homogeneizando ambientes e destruindo características peculiares da biodiversidade local e regional. Por esse motivo, espécies exóticas invasoras estão entre as principais causas diretas de perda de biodiversidade e extinção de espécies, juntamente com outros fatores ambientais negativos com os quais pode ter efeitos sinérgicos.

Também os prejuízos e custos decorrentes da prevenção, controle e erradicação de espécies exóticas invasoras indicam que os danos ao meio ambiente e à economia são significativos. Levantamentos realizados em diversos países, como Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, África do Sul, Índia e Brasil, atestam que as perdas econômicas anuais decorrentes de invasões biológicas em cultivos, pastagens e áreas naturais podem ultrapassar centenas de bilhões de dólares. 

Tendo em vista a complexidade dessa temática, a gestão sobre espécies exóticas invasoras envolve agendas bastante amplas e desafiadoras, com ações multidisciplinares e interinstitucionais. Ações de prevenção, monitoramento, controle e erradicação são fundamentais e exigem o comprometimento e a convergência de esforços de diferentes entes dos governos federal, estaduais e municipais envolvidos com o tema, além de setores empresariais e organizações não-governamentais.

Compromissos do Brasil

O Ministério do Meio Ambiente, por meio do Departamento de Espécies, atua na formulação e definição de políticas, normas, iniciativas e estratégias destinadas à prevenção da introdução e ao controle das espécies exóticas invasoras que ameacem os ecossistemas, habitat ou espécies nativas. As Unidades da Federação também possuem papel estratégico na execução de ações locais para prevenir o estabelecimento de espécies exóticas invasoras em todo território brasileiro, com destaque para a implementação de políticas estaduais e a elaboração de listas oficiais com informações essenciais para os órgãos competentes.
 

Estratégia Nacional para Espécies Exóticas Invasoras

A Estratégia Nacional para Espécies Exóticas Invasoras é uma inciativa do Ministério do Meio Ambiente, instituída pela Resolução CONABIO 07/2018, que consolida diretrizes e decisões da Convenção sobre Diversidade Biológica - CDB aplicadas às diversas instâncias nacionais de governança ambiental. Ela estabelece, com clareza, o caminho para sua implementação, definindo ações prioritárias para gestão, prevenção, manejo e controle de espécies invasoras, referendadas por diversas esferas e setores de governo e da sociedade até 2030.

Nesse horizonte temporal, a Estratégia Nacional foca espécies invasoras que ameaçam ou impactam a diversidade biológica e busca estabelecer a visão integrada entre os setores afetados em função de impactos, danos e prejuízos ambientais, sociais, culturais, sanitários e econômicos. Seu objetivo é orientar a implementação de medidas para evitar a introdução e a dispersão; reduzir impactos de espécies exóticas invasoras sobre a biodiversidade brasileira e os serviços ambientais e ecossistêmicos; e controlar ou erradicar tais espécies em território nacional.

A primeira etapa para a implementação da Estratégia Nacional para Espécies Exóticas Invasoras foi instituída pela Portaria MMA 03/2018 e tem duração de seis anos, definindo ações, metas, articuladores e colaboradores. Seus resultados são acompanhados e avaliados por monitorias anuais, sob a responsabilidade do Departamento de Espécies do Ministério do Meio Ambiente em articulação com suas entidades vinculadas (IBAMA, ICMBio e JBRJ) e demais parceiros institucionais, inclusive com o apoio do Projeto Pró-Espécies financiado com recursos do GEF. Em 2024 deverá ser realizada a revisão deste primeiro período de implementação e a elaboração de um novo planejamento para execução dos próximos seis anos que irão complementar o período de vigência da Estratégia.

Programa Nacional de Alerta, Detecção Precoce e Resposta Rápida para Espécies Exóticas Invasoras (PNADPRR)

O Programa Nacional de Alerta, Detecção Precoce e Resposta Rápida para Espécies Exóticas Invasoras (PNADPRR) tem o objetivo de viabilizar a aplicação de medidas de erradicação e controle, denominadas ações de resposta rápida, a focos iniciais de invasão biológica ou a novas ocorrências de espécies exóticas, de forma a maximizar as oportunidades de eliminação definitiva desses problemas e reduzir custos.

 Em decorrência do PNADPRR, o Brasil ganhou novas ferramentas para detectar e controlar a invasão de espécies exóticas, reconhecidas atualmente como uma das principais ameaças aos ecossistemas: o Protocolo Geral de Alerta, Detecção Precoce e Resposta Rápida (PGADPRR) e três manuais específicos para ambientes terrestres, marinhos e dulcícolas. 

 O Protocolo Geral de Alerta, Detecção Precoce e Resposta Rápida funcionará como um guia para a tomada de decisão, desde o recebimento de uma notificação pelo órgão competente até a execução de ações de resposta, monitoramento e repasse. Esse procedimento visa assegurar que haja celeridade após a identificação das espécies e que a eficácia seja avaliada para referência futura de casos similares. 

Já os manuais foram elaborados de modo a oferecer uma explicação detalhada de cada passo a ser seguido nos diferentes ambientes de água doce, marinhos e terrestres, com vistas a embasar a tomada de decisão, assim como informações complementares sobre métodos e técnicas de monitoramento e controle. 

 Os documentos inovadores visam fortalecer a capacidade do país em identificar e mitigar a introdução e a propagação de espécies que podem causar sérios impactos ao meio ambiente, à economia e à saúde pública.

 Baixe aqui os sumários e os manuais: 

  • Sumário Executivo sobre a Proposta de Programa Nacional de Alerta, Detecção Precoce e Resposta Rápida para Espécies Exóticas Invasoras
  • Sumário Executivo sobre o Protocolo Geral e os Manuais de Alerta, Detecção Precoce e Resposta Rápida para Espécies Exóticas Invasoras
  • Manual de alerta, detecção precoce e resposta rápida de espécies exóticas invasoras para o ambiente dulcícola no Brasil
  • Manual de alerta, detecção precoce e resposta rápida de espécies exóticas invasoras para o ambiente marinho no Brasil
  • Manual de alerta, detecção precoce e resposta rápida de espécies exóticas invasoras para o ambiente terrestre no Brasil


Planos de Prevenção e Controle

Os planos de prevenção e controle, que incluem também o monitoramento, manejo e erradicação de espécies exóticas invasoras, são instrumentos de gestão previstos na Estratégia Nacional, construídos de forma participativa e articulada com as diversas esferas de governo e setores da sociedade, com objetivos definidos em escala temporal. Tais Planos podem focar em determinadas espécies ou grupos de espécies, ou de acordo com o recorte geográfico das ocorrências, com os métodos de prevenção e controle, ou com as vias e vetores de introdução/dispersão, podendo envolver a prevenção de espécies que apresentam potencial risco de introdução ou o controle daquelas que já estão presentes, com vistas ao seu manejo até sua erradicação.

Planos constituídos e coordenados pelo Governo Federal:

Plano Javali: Portaria Interministerial MMA MAPA 232/2017 

Plano Coral-sol: Portaria IBAMA 3.642/2018 

Plano Mexilhão-dourado: Portaria IBAMA 3.639/2018  

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      • 1.2. Competências
      • 1.3. Base Jurídica da Estrutura Organizacional e das Competências
      • 1.4. ´Principais Cargos e Respectivos Ocupantes ("Quem é quem")
      • 1.5. Perfil Profissional
      • 1.6. Horário de Atendimento
      • 1.7. Atos Normativos
      • 1.8 Histórico Institucional
      • Regimento Interno
    • 2. Ações e Programas
      • 2.1. Programas, Projetos, Ações, Obras e Atividades
      • 2.2 Carta de Serviços
      • 2.3. Concessões de Recurso Financeiros ou Renúncias de Receitas
      • 2.4 Governança
      • 2.5 Unidades Responsáveis
      • Apoio a Projetos
    • 3. Participação Social
      • 3.1 Ouvidoria
      • 3.2 Audiências e Consultas Públicas
      • 3.3 Conselhos e Órgãos Colegiados
      • 3.4. Conferências
      • 3.5. Editais de Chamamento Público
      • 3.6. Outras Ações
    • 4. Auditorias
      • 4.1. Prestação de Contas
      • 4.2 Rol de Responsáveis
      • 4.3. Relatórios da CGU
      • 4.4. Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna (PAINT)
      • 4.5. Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna (RAINT)
      • 4.6. Ações de Supervisão, Controle e Correição
      • Balanço Geral da União
      • Exercício 2024
    • 5. Convênio e Transferências
      • 5.1 Repasses e Transparências de Recursos Financeiros
    • 6. Receitas e Despesas
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      • 6.2 Quadro de Execução de Despesas por Unidade Orçamentária
      • 6.3 Despesas com Diárias e Passagens
      • 6.4 Notas Fiscais Eletrônicas
    • 7. Licitações e Contratos
      • 7.1. Licitações
      • 7.2. Contratos e Outras Avenças
    • 8. Servidores (ou Empregados Públicos)
      • 8.1. Dados dos Servidores
      • 8.2. Aposentados e Pensionistas
      • 8.3 Concursos Públicos
      • 8.4. Relação Completa de Empregados Terceirizados
      • 8.5. Despesas com Ações de Desenvolvimento de Servidores
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      • Quantitativo de cargos e funções do MMA
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      • 10.1. Autoridade de monitoramento
      • 10.2. Painel LAI
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      • Departamento de Políticas de Avaliação de Impacto Ambiental
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      • Departamento de Proteção, Defesa e Direitos Animais
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      • Departamento de Patrimônio Genético
      • Departamento de Políticas de Estímulo à Bioeconomia
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      • Comissão Nacional de Bioeconomia
    • Secretaria Extraordinária de Controle do Desmatamento e Ordenamento Ambiental Territorial
      • Departamento de Políticas de Controle do Desmatamento e Incêndios
      • Departamento de Ordenamento Ambiental Territorial
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      • Departamento de Recursos Hídricos e Meio Ambiente
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      • Departamento de Políticas para Adaptação e Resiliência à Mudança do Clima
      • Departamento de Oceano e Gestão Costeira
      • Departamento de Instrumentos de Mercado e REDD+
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      • Conselho de Gestão do Patrimônio Genético - CGen
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      • Comissão Nacional de Florestas - Conaflor
      • Comitê Gestor do Fundo Nacional para a Repartição de Benefícios - FNRB
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      • Conselho Nacional de Recursos Hídricos
      • Conselho Nacional de Mudança do Clima - CNMC
      • Conselho Nacional dos Povos e Comunidades Tradicionais - CNPCT
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      • Comissão Nacional de Bioeconomia
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