Notícias
NOVOS SERVIDORES
Gestão inicia curso de ambientação de mais de cinquenta novos servidores públicos temporários
Cinquenta e oito novos servidores temporários do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos começaram, nesta terça-feira (04/02), o curso de ambientação sobre governo digital. Essas pessoas vão atuar no programa Startup GOV.BR, que tem como objetivo apoiar e acelerar projetos estratégicos de transformação digital do governo federal, beneficiando a população brasileira que acessa os serviços públicos. Esse é o primeiro grupo convocado após a divulgação dos resultados do processo seletivo realizado em 2024.
Na abertura do curso, o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas, disse que foi fundamental a realização do concurso em todo o Brasil para receber servidores com diferentes experiências e vivências. “Eu vejo gente de todos os lugares, e eu acho que isso é fundamental para que a gente entenda a realidade do país como um todo, essa era uma das coisas que a gente queria muito e fico muito feliz de isso estar acontecendo”, complementou Mascarenhas.
Para o secretário, é importante que os novos servidores entendam o conceito de “Um governo para cada cidadão”, que é necessário para melhorar a vida das pessoas. “Tudo que a gente faz aqui em termos de governo digital tem foco no cidadão. Então, todo o nosso propósito é que a gente dê uma experiência para que esse cidadão tenha uma visão de que aquele governo foi feito para ele, ou seja, que a gente compreende o momento de vida, a jornada de vida dele”, explicou.
Entre os exemplos citados por Mascarenhas estão a orientação para uma pessoa com 18 anos sobre o Enem e informações sobre a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Outros serviços que podem ser ofertados de acordo com a jornada de vida são a aposentadoria e o auxílio-maternidade.
Curso de ambientação
Ao longo dos próximos dias, os novos servidores conhecerão a estrutura do MGI, a cultura da Secretaria de Governo Digital (SGD) e, ainda, participarão de um Workshop sobre Governo Digital. Além disso, também vão assistir a uma palestra sobre a importância do serviço público e a vida funcional.
Por fim, o primeiro grupo convocado também conhecerá mais profundamente o trabalho no Startup GOV.BR. No momento, existem 20 startups em andamento no programa. Entre os destaques deste trabalho do ministério estão o Porto Sem Papel, o Novo CadÚnico e o FGTS Digital. O programa também já encerrou o trabalho em outras 16 iniciativas, como a que desenvolveu a infraestrutura do Brasil Participativo e que ajudou na priorização de programas para o Plano Plurianual (PPA) 2024-2027.
No âmbito do programa, a SGD disponibiliza ferramentas tecnológicas, orientação metodológica e equipes multidisciplinares de profissionais de tecnologia da informação para atuação nos projetos a serem executados. Os perfis profissionais que atuam no Startup GOV.BR incluem gestão de projetos, experiência dos usuários, segurança da informação e ciência de dados.