Notícias
AGENDA INTERNACIONAL
Brasil participa de conferência da UNESCO sobre inteligência artificial e transformação digital no setor público

A secretária-executiva do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Cristina Mori, representou o Brasil na Conferência da UNESCO sobre Capacitação em IA e Transformação Digital no Setor Público, realizada nos dias 4 e 5 de junho, na sede da organização, em Paris, França. O evento reuniu representantes de governos, organismos internacionais, setor privado e sociedade civil para discutir estratégias globais de modernização da administração pública.Cristina Mori integrou o painel “Governança de dados para a era digital”, ao lado de representantes da ONU, União Internacional de Telecomunicações (UIT), Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), The Governance Lab e Hugging Face. A mesa abordou os desafios e oportunidades da governança de dados em contextos públicos, com foco na construção de capacidades técnicas, jurídicas e institucionais para servidores públicos.
- A comitiva do MGI, em missão institucional em Paris, participou de um workshop que reuniu escolas de governo de vários países para discutir a criação de uma rede global de capacitação em IA e desenvolvimento humano para servidores públicos
Durante a conferência, foram discutidas formas de garantir uma transformação digital sustentável, inclusiva, baseada em direitos humanos e evidências, com foco na redução das desigualdades e no fortalecimento de políticas públicas orientadas por dados. A agenda do evento também incluiu temas como cooperação digital global, inteligência artificial verde e criação de padrões internacionais para uso ético da tecnologia no setor público.
No segundo dia da programação, a comitiva brasileira participou de um workshop com representantes de escolas de governo de diversos países. A atividade discutiu a criação de uma rede internacional voltada à formação de servidores públicos em inteligência artificial e transformação digital. A diretora executiva da Enap, Natália Teles Mota, também se juntou à delegação brasileira neste momento, contribuindo com a experiência brasileira em formação de lideranças públicas.