Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Governo Digital
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Estratégias e Governança Digital
    • Secretaria de Governo Digital
    • Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (Sisp)
      • Governança de Talentos
      • Autodiagnóstico - iGOVSISP
      • Comissão de Coordenação do SISP - CCSISP
      • Guia do Gestor
      • Sobre o SISP
    • Transformação Digital
      • Trajetória da transformação digital
      • Ferramentas
      • O que oferece?
      • Lista Serviços Digitais
      • Central de Qualidade
    • Planos de Transformação Digital
      • PTDs Vigentes
      • Kit de Elaboração PTD
      • Modelo Gestão Risco
      • Guia 10passos PTD
    • Estratégia Nacional de Governo Digital
      • Perguntas Frequentes
      • Comitê
    • Estratégia Federal de Governo Digital
      • Um Governo Centrado no Cidadão e Inclusivo
      • Um Governo Integrado e Colaborativo
      • Um Governo Inteligente e Inovador
      • Um Governo Confiável e Seguro
      • Um Governo Transparente, Aberto e Participativo
      • Um Governo Eficiente e Sustentável
      • Monitoramento EFGD
      • Monitoramento EFGD 2024-2027
      • EFGD 2024 - 2027
      • Contratação de Soluções de TIC
      • EFGD 2024 - 2027
    • Rede Nacional de Governo Digital
      • Mapa
      • Guia: 10 passos para a transformação digital em estados e municípios
      • Municípios
    • Rede Federal de Ensino
    • Startup GOV.BR
      • Guia - GPS
  • Plataformas e Serviços Digitais
    • Conta GOV.BR
    • Ferramenta de Avaliação
      • Links
    • Ferramenta de Automação
    • Conecta GOV.BR
    • Protocolo GOV.BR
    • Software Público
    • Assinatura Eletrônica
    • Rede Nacional de Governo Digital - Rede GOV.BR
    • Manual de Edição: site Governo Digital
    • Regras para Editores de Conteúdo gov.br
    • Agenda gov.br
  • Identidade
    • Identificação do Cidadão e Carteira de Identidade Nacional
      • Serviço de Identificação do Cidadão
      • Imagens
      • Câmara Executiva Federal de Identificação do Cidadão (CEFIC)
      • Dúvidas Frequentes sobre a CIN
      • Antiga Carteira de Identidade Nacional CIN
      • Legislação
    • Identidade Digital para Gestores Públicos
      • Programa Balcão GOV.BR
      • Dúvidas Frequentes do Ecossistema da Identidade Digital GOV.BR
      • Orientações sobre os critérios de segurança adotados na Conta GOV.BR
    • Conta gov.br
      • O que é a conta gov.br?
      • Onde usar a conta gov.br
      • Níveis da conta gov.br
      • Segurança da conta
      • Vídeos tutoriais
      • Ajuda da conta gov.br
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
      • Exclusão da conta gov.br
    • Assinatura Eletrônica
      • Saiba mais sobre a assinatura eletrônica
      • Assinatura Eletrônica para Órgãos
      • Importar certificados gov.br no Adobe Acrobat Reader
    • Carteira de documentos digitais
    • Gerenciar o uso dos seus dados pessoais
    • Prova de Vida
  • Acessibilidade e Usuário
    • Atendimento gov.br
      • Dúvidas na conta gov.br
      • Dúvidas na assinatura gov.br
      • Dúvidas no aplicativo gov.br
      • Dúvidas nos dados cadastrais
      • Atendimento Presencial
      • Integração dos Serviços Estaduais
    • Acessibilidade Digital
      • Modelo de Acessibilidade
      • Ferramentas
      • Padrões Web em Governo Eletrônico
      • Referências e Modelos de Implementação
      • Material de apoio
      • Recursos de Acessibilidade
      • ABNT NBR 17225 - Acessibilidade em Conteúdo e Aplicações Web
      • ABNT NBR 17060 - Acessibilidade em Dispositivos Moveis
      • Cursos
    • Experiência do Usuário
    • VLibras
  • Contratações de TIC
    • Catálogos de Soluções de TIC com Condições Padronizadas
      • Arquivos
      • Catálogo de Soluções de TIC com Condições Padronizadas (Adobe)
    • Compras de TIC
    • Legislação
      • Processo de Contratação de Soluções de TIC Regido Pela Lei n° 14.133, de 2021
      • Processo de Contratação de Soluções de TIC Regido Pela Lei n° 8.666, de 1993
      • Análise de Alçadas Regido Pela Lei n° 14.133, de 2021
      • Legislação Aplicada à Contratação de TIC
      • Modelo de Contratação de Software e Serviços em Nuvem
      • Modelo de Contratação e Gestão de Estações de Trabalho
      • Modelo de Contratação de Serviços de Desenvolvimento, Manutenção e Sustentação de Software
      • Modelo de Contratação de Serviços de Outsourcing de Impressão
      • Modelo de Contração de Serviços de Operação de Infraestrutura e de Atendimento a Usuários de TIC
      • Modelo de Composição de Preços nas Contratações com Empresas Públicas Federais
      • Orientações - Contratos Baseados em UST
      • Todos os Modelos, Diretrizes e Orientações para Contratação de Soluções de TIC
      • Orientações - Contratos Baseados em UST
    • Orientações e Apoio Especializado
      • Conceito de Solução de TIC
      • Informações e Orientações sobre Análise de Alçadas
      • Pedidos de Excepcionalidade para Contratação de TIC
      • Central de Serviços e Suporte do SISP
      • Capacitações
      • Templates de Artefatos para Contratação e Lista de Verificação
      • FAQ
      • Central de Serviços e Suporte do SISP (C3S)
    • Capacitações
  • Privacidade e Segurança
    • Centro de Excelência em Privacidade e Segurança (CEPS GOV.BR)
      • Vídeos Educativos
      • Jogos Educativos
    • Centro Integrado de Segurança Cibernética (CISC GOV.BR)
    • Framework, Guias e Modelos
    • PPSI 2.0
    • Webnario
  • Infraestrutura Nacional de Dados
    • Interoperabilidade
      • Conecta gov.br
    • Catálogo Nacional de Dados
    • Governança de Dados
    • Informações geoespaciais
    • Ambiente Tecnológico
      • Nuvem
      • Data Centers
      • Infovia
    • Decisão Baseada em Dados
      • Recomendação de serviços
      • Notificação personalizada
      • Caixa Postal Digital do Cidadão
    • Inteligência Artificial
      • imagens
      • Publicações
    • Qualificação de Endereços
  • Capacitação
    • Capacita GOV.BR
    • Eventos e Prêmios
  • Legislação
  • Notícias
  • Mapa do Site
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Instagram
  • Twitter
Você está aqui: Página Inicial Estratégias e Governança Digital Transformação Digital Ferramentas Unificação de Canais Guia de Apps Como publicar um app na conta única GOV.BR
Info

Como publicar um app na conta única GOV.BR

Aprenda como é o processo de publicação de um aplicativo móvel nas lojas Google Play e App Store utilizando a conta única GOV.BR.
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Publicado em 29/09/2022 10h16 Atualizado em 03/04/2024 10h05

Em primeiro lugar, cabe salientar que TODOS os aplicativos móveis do Governo Federal deverão ser registrados na conta única GOV.BR da Administração Pública Federal, conforme disposto no Decreto nº 9.756/2019 e na Portaria 39 de 09 de julho de 2019.

Os passos desta seção referem-se apenas aos novos aplicativos que não se encontram publicados em nenhuma das lojas. Se o seu aplicativo móvel já existe, mas está publicado em outra conta que não seja a conta única GOV.BR, confira as orientações do “Passo a passo” a seguir:

Vamos apresentar aqui todo o procedimento para publicar um novo app bem como conceder permissões a outros usuários a fim de ajudar na gestão do aplicativo.

Passo a passo para a publicação de um novo app:

    • 1 - Solicitar o registro do app na conta única GOV.BR

      1. O órgão deverá solicitar o registro por meio do seguinte link: https://gov.br/registraraplicativo.
      2. No caso de um app já publicado em outra conta, na solicitação deverão ser informados o nome e os IDs do app nas lojas Apple e Google.
      3. Após a solicitação do registro, a equipe do Ministério da Gestão responsável pela gestão da conta única, enviará um e-mail informando as instruções para a migração.
      4. A equipe do Ministério da Gestão criará os perfis dos gestores nas duas lojas e enviará um e-mail confirmando a conclusão do registro.
      5. 2 - O gestor valida o perfil criado em cada loja (Google Play e App Store)

        Tanto o Google quanto a Apple disponibilizam para a equipe do Ministério da Gestão (órgão gerenciador da conta única) consoles  de  gerenciamento  dos  usuários e aplicativos (Google  Play  Console  e  App  Store  Connect). A equipe do Ministério da Gestão disponibilizará perfis nesses dois consoles para a gestão dos aplicativos sob a responsabilidade do órgão.

        Google Play Console
        App Store Connect

        1º PASSO

        ATENÇÃO! Antes de aceitar o convite do Google Play enviado para seu e-mail, alertamos que é preciso criar uma conta de acesso no Google com o mesmo e-mail do convite, ou seja, com seu e-mail institucional. Para criar o acesso à conta Google com seu e-mail institucional, basta seguir os procedimentos:

        1. Transformar o e-mail em conta Google neste link: https://accounts.google.com/signupwithoutgmail;
        2. Colocar o e-mail institucional no campo "Your Email address" e seguir o processo de criação da conta;
        3. A senha que será criada é a senha que servirá para acessar o console e todos os demais serviços Google do usuário nesta conta;
        4. Após executar os passos anteriores, aceitar o convite enviado pelo Google.

        O acesso ao e-mail institucional não sofre nenhuma alteração, será apenas criada uma maneira alternativa de acessar seu e-mail.

        2º PASSO

        O gestor do app deverá aceitar o convite recebido por e-mail para compartilhar a conta do “Governo do Brasil” no Google Play Console.

        3º PASSO

        Se você estiver logado na sua conta pessoal do Gmail, após clicar no link do convite irá aparecer uma mensagem de que não é possível aceitar o convite. Por quê? Porque é necessário utilizar o mesmo e-mail que recebeu o convite, ou seja, o seu e-mail institucional. Para isso, na tela a seguir, você deve trocar o e-mail pessoal para o e-mail institucional clicando na seta ao lado do endereço de e-mail.

        Na tela seguinte, você deve escolher seu e-mail institucional clicando em cima dele.

        Caso não apareça seu e-mail institucional, você deverá executar o 1º PASSO.

        4º PASSO

        Na tela seguinte, marque a primeira caixinha e clique no botão “Accept invite”.

        PRONTO! Você já está com acesso ao Google Play Console.

        1º PASSO

        O gestor do app deverá aceitar o convite recebido por e-mail para compartilhar a conta do “Governo do Brasil” na App Store Connect, clicando no link “Accept invitation”. Lembrando que o convite expira em 3 dias. Caso o convite expire, solicite um novo ao gestor do órgão.


        Você já possui um ID Apple criado com esse e-mail? Sim Não

        2º PASSO

        Após aceitar o convite, você deve efetuar o login com seu ID já existente.

        3º PASSO

        Você deverá inserir o código de verificação enviado via SMS para o celular informado.

        4º PASSO

        Clique em “Confiar” na tela seguinte.

        5º PASSO

        Clique no botão “Visualizar App Store Connect” para entrar na console da Apple.

        6º PASSO

        Na tela seguinte, marque a última caixinha e clique em “Concordar”.

        7º PASSO

        PRONTO! Você já possui acesso à App Store Connect. Para ter acesso ao(s) app(s) basta clicar no ícone “Meus Apps”.

        2º PASSO

        Após clicar no link, o gestor deve criar seu ID Apple preenchendo o formulário a seguir e depois clicando em “Continuar”. Lembre-se de sempre colocar seu e-mail institucional.

        3º PASSO

        Em seguida, será enviado um código de verificação para o e-mail cadastrado. Você deve inseri-lo e clicar em “Continuar”.

        4º PASSO

        Na tela seguinte, será enviado um código de verificação para seu telefone cadastrado. Você deve inseri-lo e clicar em “Continuar”.

        5º PASSO

        Na próxima tela, você deve concordar com os termos marcando a última caixinha e clicando em “Concordar”.

        6º PASSO

        Clique no botão “Visualizar App Store Connect” para entrar na console da Apple.

        7º PASSO

        Na tela seguinte, marque a última caixinha e clique em “Concordar”.

        8º PASSO

        PRONTO! Você já possui acesso à App Store Connect. Para ter acesso ao(s) app(s) basta clicar no ícone “Meus Apps”.

      6. 3 - O gestor cria usuários e concede permissões

        Confira essa gestão de usuários em: Como criar usuários e escolher perfis.

      7. ........4 - O desenvolvedor codifica, testa e libera para publicação o aplicativo
    Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
    • Estratégias e Governança Digital
      • Secretaria de Governo Digital
      • Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (Sisp)
        • Governança de Talentos
        • Autodiagnóstico - iGOVSISP
        • Comissão de Coordenação do SISP - CCSISP
        • Guia do Gestor
        • Sobre o SISP
      • Transformação Digital
        • Trajetória da transformação digital
        • Ferramentas
        • O que oferece?
        • Lista Serviços Digitais
        • Central de Qualidade
      • Planos de Transformação Digital
        • PTDs Vigentes
        • Kit de Elaboração PTD
        • Modelo Gestão Risco
        • Guia 10passos PTD
      • Estratégia Nacional de Governo Digital
        • Perguntas Frequentes
        • Comitê
      • Estratégia Federal de Governo Digital
        • Um Governo Centrado no Cidadão e Inclusivo
        • Um Governo Integrado e Colaborativo
        • Um Governo Inteligente e Inovador
        • Um Governo Confiável e Seguro
        • Um Governo Transparente, Aberto e Participativo
        • Um Governo Eficiente e Sustentável
        • Monitoramento EFGD
        • Monitoramento EFGD 2024-2027
        • EFGD 2024 - 2027
        • Contratação de Soluções de TIC
        • EFGD 2024 - 2027
      • Rede Nacional de Governo Digital
        • Mapa
        • Guia: 10 passos para a transformação digital em estados e municípios
        • Municípios
      • Rede Federal de Ensino
      • Startup GOV.BR
        • Guia - GPS
    • Plataformas e Serviços Digitais
      • Conta GOV.BR
      • Ferramenta de Avaliação
        • Links
      • Ferramenta de Automação
      • Conecta GOV.BR
      • Protocolo GOV.BR
      • Software Público
      • Assinatura Eletrônica
      • Rede Nacional de Governo Digital - Rede GOV.BR
      • Manual de Edição: site Governo Digital
      • Regras para Editores de Conteúdo gov.br
      • Agenda gov.br
    • Identidade
      • Identificação do Cidadão e Carteira de Identidade Nacional
        • Serviço de Identificação do Cidadão
        • Imagens
        • Câmara Executiva Federal de Identificação do Cidadão (CEFIC)
        • Dúvidas Frequentes sobre a CIN
        • Antiga Carteira de Identidade Nacional CIN
        • Legislação
      • Identidade Digital para Gestores Públicos
        • Programa Balcão GOV.BR
        • Dúvidas Frequentes do Ecossistema da Identidade Digital GOV.BR
        • Orientações sobre os critérios de segurança adotados na Conta GOV.BR
      • Conta gov.br
        • O que é a conta gov.br?
        • Onde usar a conta gov.br
        • Níveis da conta gov.br
        • Segurança da conta
        • Vídeos tutoriais
        • Ajuda da conta gov.br
        • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
        • Exclusão da conta gov.br
      • Assinatura Eletrônica
        • Saiba mais sobre a assinatura eletrônica
        • Assinatura Eletrônica para Órgãos
        • Importar certificados gov.br no Adobe Acrobat Reader
      • Carteira de documentos digitais
      • Gerenciar o uso dos seus dados pessoais
      • Prova de Vida
    • Acessibilidade e Usuário
      • Atendimento gov.br
        • Dúvidas na conta gov.br
        • Dúvidas na assinatura gov.br
        • Dúvidas no aplicativo gov.br
        • Dúvidas nos dados cadastrais
        • Atendimento Presencial
        • Integração dos Serviços Estaduais
      • Acessibilidade Digital
        • Modelo de Acessibilidade
        • Ferramentas
        • Padrões Web em Governo Eletrônico
        • Referências e Modelos de Implementação
        • Material de apoio
        • Recursos de Acessibilidade
        • ABNT NBR 17225 - Acessibilidade em Conteúdo e Aplicações Web
        • ABNT NBR 17060 - Acessibilidade em Dispositivos Moveis
        • Cursos
      • Experiência do Usuário
      • VLibras
    • Contratações de TIC
      • Catálogos de Soluções de TIC com Condições Padronizadas
        • Arquivos
        • Catálogo de Soluções de TIC com Condições Padronizadas (Adobe)
      • Compras de TIC
      • Legislação
        • Processo de Contratação de Soluções de TIC Regido Pela Lei n° 14.133, de 2021
        • Processo de Contratação de Soluções de TIC Regido Pela Lei n° 8.666, de 1993
        • Análise de Alçadas Regido Pela Lei n° 14.133, de 2021
        • Legislação Aplicada à Contratação de TIC
        • Modelo de Contratação de Software e Serviços em Nuvem
        • Modelo de Contratação e Gestão de Estações de Trabalho
        • Modelo de Contratação de Serviços de Desenvolvimento, Manutenção e Sustentação de Software
        • Modelo de Contratação de Serviços de Outsourcing de Impressão
        • Modelo de Contração de Serviços de Operação de Infraestrutura e de Atendimento a Usuários de TIC
        • Modelo de Composição de Preços nas Contratações com Empresas Públicas Federais
        • Orientações - Contratos Baseados em UST
        • Todos os Modelos, Diretrizes e Orientações para Contratação de Soluções de TIC
        • Orientações - Contratos Baseados em UST
      • Orientações e Apoio Especializado
        • Conceito de Solução de TIC
        • Informações e Orientações sobre Análise de Alçadas
        • Pedidos de Excepcionalidade para Contratação de TIC
        • Central de Serviços e Suporte do SISP
        • Capacitações
        • Templates de Artefatos para Contratação e Lista de Verificação
        • FAQ
        • Central de Serviços e Suporte do SISP (C3S)
      • Capacitações
    • Privacidade e Segurança
      • Centro de Excelência em Privacidade e Segurança (CEPS GOV.BR)
        • Vídeos Educativos
        • Jogos Educativos
      • Centro Integrado de Segurança Cibernética (CISC GOV.BR)
      • Framework, Guias e Modelos
      • PPSI 2.0
      • Webnario
    • Infraestrutura Nacional de Dados
      • Interoperabilidade
        • Conecta gov.br
      • Catálogo Nacional de Dados
      • Governança de Dados
      • Informações geoespaciais
      • Ambiente Tecnológico
        • Nuvem
        • Data Centers
        • Infovia
      • Decisão Baseada em Dados
        • Recomendação de serviços
        • Notificação personalizada
        • Caixa Postal Digital do Cidadão
      • Inteligência Artificial
        • imagens
        • Publicações
      • Qualificação de Endereços
    • Capacitação
      • Capacita GOV.BR
      • Eventos e Prêmios
    • Legislação
    • Notícias
    • Mapa do Site
    Redefinir Cookies
    Redes sociais
    • Instagram
    • Twitter
    Acesso àInformação
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
    Voltar ao topo da página
    Fale Agora Refazer a busca