Atenção: Serão devolvidas todas as solicitações relacionadas a dificuldades na conta gov.br, aplicativo gov.br e assinatura gov.br. Este canal atende somente a chamados referentes à Plataforma de Automação de serviços. Para dificuldades na plataforma gov.br, acesse e.gov.br/solicitaratendimentogovbr
Atenção: A demora na análise de um protocolo não caracteriza erro no serviço automatizado. Questões sobre prazos ou tramitação devem ser tratadas diretamente com o órgão ou entidade responsável. Consulte o contato do órgão na página do serviço, na seção “Outras Informações”.
O QUE É?
A abertura de uma solicitação de apoio técnico deve ser feita apenas quando houver erro no funcionamento de um serviço automatizado publicado na Plataforma de Automação.
São alguns exemplos de erros (situações que impedem ou prejudicam o funcionamento do serviço):
- O serviço está indisponível para acesso;
- O sistema apresenta lentidão no acesso;
- O formulário não avança, mesmo com todos os campos obrigatórios preenchidos;
- É exibida mensagem de erro ou código desconhecido ao utilizar o serviço;
- Algum campo do formulário que deveria aparecer não é exibido;
- Outros erros que impactem o funcionamento do serviço;
Para registrar a solicitação, é necessário possuir uma conta gov.br.
PASSOS

Para registrar um chamado na Plataforma de Automação, clique em Iniciar (logo acima) e faça login com sua conta gov.br.

A solicitação será criada e o formulário de preenchimento será apresentado em seguida. Leia atentamente as orientações que serão apresentadas.
Os campos de CPF, Nome do(a) Solicitante e E-mail do(a) Solicitante serão preenchidos com a conta gov.br do solicitante. Preencha o campo de Telefone caso seja necessário o contato do analista para esclarecimento de dúvidas.

Em Dados da Solicitação, selecione o Nome do Serviço na ferramenta de lupa e o campo Nome do Órgão responsável por ele será preenchido automaticamente.
Em seguida, selecione o Tipo de Erro que mais se adequa a sua dificuldade e adicione os detalhes em Detalhamento do Chamado.

Em Anexo(s) relativo(s) ao chamado, clique no ícone de clipe para adicionar evidências e anexos que possam ajudar na identificação do problema. Em seguida, caso deseje, poderá adicionar uma descrição para este arquivo.
Clique em Adicionar Dados na Tabela + para cada um dos arquivos que forem adicionados.


Após o envio, o analista da Coordenação Geral de Automação e Atendimento (CGATE/SGD) fará a análise da solicitação.
Caso as informações estejam confusas ou incompletas, o analista poderá solicitar ajustes ou detalhamento do pedido. Confira o andamento em Acompanhar (no início da página).
O resultado da análise será enviado para o e-mail do solicitante cadastrado na solicitação.