Ferramentas de Apoio à Gestão de Projetos
1. Introdução
Na área de desenvolvimento de software e tecnologia da informação e comunicação (TIC), a atividade de gerenciamento de projetos assume a cada dia uma importância maior. Além dos problemas inerentes a um único projeto, a indústria de TIC é um ambiente no qual vários projetos são conduzidos simultaneamente por uma mesma gerência, compartilhando recursos escassos entre os projetos, tais como: recursos humanos, financeiros e cronograma, o que pode acarretar em problemas e não pode ser desprezado no gerenciamento de projetos. Além disso, a indústria de software tem uma demanda crescente por gerentes de projetos, o que tem potencializado os esforços para melhorar o ensino de competências de gerenciamento de projetos em cursos de TIC. Parte desses esforços tem se concentrado em melhorar o feedback instrucional ao ensinar essas competências, devido o gerenciamento de projetos de software ser uma área crítica da Engenharia de Software para muitas organizações de software [7].
Os projetos podem unificar as estratégias e disseminá-las pela organização com um gerenciamento de projetos responsável que preencha a lacuna entre a visão da organização e seus projetos. Esta é a maneira pela qual as estruturas de projetos, podem ajudar a gerar resultados planejados na estratégia organizacional, através do gerenciamento de projetos. Um requisito essencial é estabelecer um gerenciamento de projetos sistemático usando conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas que possibilitem a um projeto atingir seus objetivos. A adoção de um processo de gerenciamento de projetos pode ser auxiliado pelo uso de uma ferramenta, que suporta todo o processo de gerenciamento ou qualquer parte dele, como por exemplo, Microsoft Project ou dotProject [2].
O objetivo deste artigo é apresentar a aplicabilidade das ferramentas de apoio a gestão ágil de projetos de software.
2. Ferramentas
Diversos gestores de projetos estão optando por utilizar alguma metodologia ágil para o gerenciamento e desenvolvimento de sistemas e buscam por algumas ferramentas de gerenciamento de projetos apoiadas em metodologias ágeis. Algumas ferramentas disseminadas na literatura para o gerenciamento de projetos são:
1. Redmine
É um sistema completo de código fonte aberto, escrito na plataforma Ruby on Rails para gerenciamento de projetos com os recursos de wiki, fóruns, gestão de arquivos, gráficos, acompanhamento de solicitações, equipes e inúmeros, dentre outros recursos. O Redmine possui uma enorme capacidade de gerenciamento e seus recursos e sua capacidade de adaptação são fatores determinantes para a sua escolha como ferramenta a ser adaptada para o gerenciamento de projetos utilizando a metodologia ágil Scrum. Além disso, possui uma interface simples e amigável. Suas funcionalidades mais importantes incluem: a) suporte a múltiplos projeto; b) níveis flexíveis de acesso e controle; b) sistema de tarefas para bug, suporte, implementação e outros tipos; c) gráfico de Gantt e de calendário; d) funcionalidade como notícias, documentos e gerenciamento de arquivos; e) suporte a feeds e notificações por e-mail; f)wiki por projeto; g) fórum por projeto; h) gerenciamento de tempo; i) relatórios diversos de uso da ferramenta; j) colunas ajustáveis por tarefas, tempo gasto, projetos, usuários; k) integração com Sistema de Controle de Código Fonte (SVN, CVS, Git, Mercurial, Bazaar eDarcs); l) criação de tarefas por e-mail; m) suporte à autenticação o com LDAP; n) suporte a auto-registro de usuário; o) suporte a multi-linguagem; e p) suporte a vários tipos de banco de dados [11]. Site do Redmine.
Fig. 1. Exemplo de um gráfico de Gantt no Redmine
2. Qlik
É uma ferramenta criada pela Qlik Tech international ABde, como solução para acesso de dados à análise das informações de fontes diferentes, sendo possível acessar as informações de modo rápido e seguro. As informações são visualizadas de acordo com o que o usuário deseja, dando apenas alguns cliques nas informações das quais necessita. O processo, resumidamente pode ser descrito como, a partir de uma base de dados de um Data Warehouse (DW) se faz a carga dos dados para as ferramentas, nas quais, é realizada a elaboração dos gráficos e outros indicadores de resultados. O Qlik não utiliza o conceito online analytical processing (OLAP). A ferramenta Qlik possui sua própria ferramenta para Extraction-Transformation-Loading (ETL), uma vez que o mesmo apresenta seu próprio ETL não é obrigatoriamente o uso de um DW, ou seja, a ferramenta faz o tratamento dos dados sem a necessidade de um DW. Assim, o Qlik tem sido utilizado por diversas organizações, pois permite trabalhar com BI e com isso é possível fazer a visualização de informação, consolidações de dados de diversas fontes diferentes, além de tomada de decisão em tempo real [5]. Site do Qlik.
Fig. 2. Exemplo de um gráfico de Gantt no Qlik
3. Azure Devops
Criada pela Microsoft, o serviço oferece uma plataforma colaborativa para gerenciamento do trabalho em projetos de desenvolvimento de software [14]. O Azure Devops oferece recursos que se adéquam a necessidade do cliente e projeto. Entre seus recursos principais podemos citar, um board para acompanhamento do andamento do projeto e rastreamento de bugs, um repositório para controle de versionamento do código, uma ferramenta de criação e execução de planos de testes e cenários, além de outros recursos. Essa ferramenta conta com suporte para extensões, integrando com outros serviços populares, podendo também desenvolver suas próprias extensões. O Azure DevOps é preparado para trabalhar com diversos tipos de serviços, no qual pode-se escolher partes de todos eles. Essa ferramenta trabalha muito bem com qualquer tipo de aplicação ou framework, desktop ou em nuvem. Sendo possível utilizar todos juntos para obter uma solução com diversos serviços [15]. Site do Azure Devops.
Fig. 3. Exemplo de um gráfico de Gantt no Azure Devops
4. Microsoft Project
É provavelmente um dos softwares para gerenciamento de projetos mais antigos, difundidos e utilizados para gerenciar projetos [1]. A ideia básica do software é tornar o gerenciamento mais fácil de ser feito. Dessa maneira, ele apresenta a proposta de que qualquer pessoa pode gerenciar um projeto, já que a ferramenta possui uma abordagem intuitiva e descomplicada. Devido a essa simplicidade, o Microsoft Project se propõe a facilitar tanto o planejamento quanto o desenvolvimento de projetos. Além disso, possui flexibilidade de escolha por métodos que melhor atendam às necessidades da organização. Existem versões em nuvem do Microsoft Project que permite aos membros da equipe contribuir com a evolução do projeto mesmo à distância, permitindo assim que a equipe atualize as suas atividades de forma simultânea. O Project Online também oferece a possibilidade de integração com o Microsoft Teams, facilitando a comunicação entre os envolvidos, permitindo o compartilhamento de reuniões, arquivos, discussões, dentre outras. Além disso, também permite a utilização do Power BI para criar dashboards e relatórios personalizados. Assim, além de permitir uma visão abrangente dos detalhes do projeto, pode-se fazer uso dos dados para uma tomada de decisões consistente e consciente. Site do Microsoft Project.
Fig. 4. Exemplo de um gráfico de Gantt no Microsoft Project
5. Jira
Desenvolvido pela Atlassian, o Jira é um dos softwares mais utilizados para o desenvolvimento ágil de projetos. O software garante uma ótima visibilidade das atividades do projeto, além de respeitar o fluxo de trabalho da equipe e permitir integrá-lo com as ferramentas já usadas pela organização. Com o Jira, por exemplo, é possível criar quadros Kanban e Scrum, promovendo tanto a colaboração quanto uma visão completa do projeto. Além disso, é possível criar relatórios ágeis, permitindo que toda a equipe tenha acesso ao que é realizado em cada sprint [6]. Site do Jira.
Fig. 5. Exemplo de um gráfico de Gantt no Jira
6. Trello
Também desenvolvido pela Atlassian, o Trello possui um conceito interessante para a execução do projeto e tem a proposta de propiciar a organização uma maior cooperação e produtividade, além de proporcionar uma gestão de projeto mais flexível, colaborativa e satisfatória [12]. As informações ficam disponíveis para consulta e fornece a oportunidade de trabalhar com qualquer tipo de projeto. Além disso, possibilita a sincronização com diversos dispositivos e facilita a colaboração em qualquer lugar, permitindo a automação do fluxo de trabalho e propondo a eliminação das tarefas monótonas [13]. Site do Trello.
Fig. 6. Exemplo de um gráfico de Gantt no Trello
7. Microsoft Planner
Desenvolvida pela Microsoft, mas com uma proposta mais ágil e simples que o Microsoft Project. Essa solução tem o foco na organização do trabalho das equipes. Assim, o objetivo do Microsoft Planner é eliminar o desalinhamento durante a execução de um projeto. Foi elaborado para ajudar a desenvolver novos planos, estruturar a distribuição e organização das tarefas, facilitar o compartilhamento de documentos e otimizar a comunicação para obter informações do status do andamento dos trabalhos. Além disso, possui uma interface clara (quadro Kanban), dando visibilidade e transparência sobre o estado real das tarefas, além de ter flexibilidade para mover a tarefa de uma coluna para outra quando alterada a sua situação. O Planner é um aplicativo do Microsoft Office 365 e faz parte das assinaturas empresariais do Office 365. Desta forma, é uma excelente alternativa ao Trello, se a empresa já utiliza plataforma Office 365 [8]. Site do Microsoft Planner.
Fig. 7. Exemplo de um gráfico de Gantt no Microsoft Planner
8. CA Clarity PPM
Auxilia na gestão do portfólio bem como no detalhamento de cada projeto, programa, finanças e processos resultando em um sistema integrado de gestão auxiliando as áreas na avaliação e priorização de projetos se adequando às estratégias da organização. As principais características da ferramenta são: gestão do escopo, gestão do contrato, gestão da comunicação, gestão dos riscos, gestão da qualidade e integração do portfólio de projetos. Dessa forma, essa ferramenta oferece uma abordagem completa para o gerenciamento de projetos, sendo indicada para grandes organizações que executam projetos complexos e de grande porte [3]. Diversas organizações utilizam a ferramenta CA Clarity, algumas vantagens relatadas são: