O QUE É?
Caso encontre dificuldades na realização do reconhecimento facial no aplicativo gov.br, pode ser disponibilizada a opção de validação com impressões digitais para você.
Este método de verificação de identidade envolve a captura, através de uma foto, das impressões digitais dos dedos de sua mão. Com isso, será realizada uma comparação das suas impressões digitais com as informações armazenadas nas bases biométricas de identificação disponíveis para sua conta.
Desta forma, esta opção será disponibilizada apenas para aqueles com biometria cadastrada, e somente em algumas situações específicas.
COMO FAZER?
Se esta opção estiver disponível para você, siga as orientações abaixo:
Após escolher esta opção, inicie o processo de captura das impressões digitais.

Leia todas as orientações de como realizar o procedimento.

Posicione as pontas dos dedos da sua mão de modo que as impressões digitais fiquem bem visíveis na foto. Aguarde alguns segundos para que a foto seja capturada. Se desejar, pode trocar a mão para tentar fotografar as impressões digitais dos outros dedos.

Se a posição dos dedos ou a qualidade da foto não estiverem boas, será apresentada uma mensagem informando como corrigir a situação sobre o problema e recomendando uma nova tentativa.

Se não houver impressões digitais cadastradas para a sua conta ou se a foto não for suficientemente parecida com a biometria registrada, será exibida uma mensagem informando o problema.
Caso haja qualquer erro na verificação das impressões digitais na foto, uma mensagem avisará que a validação não foi concluída e você poderá fazer uma nova captura das digitais.

Por questões de segurança, se o limite de tentativas no dia for atingido, será necessário aguardar até o dia seguinte.

Se a captura for feita com sucesso, o acesso será liberado.
