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Erro 403 ao fazer o login

Info
Fundo branco com duas setas azuis apontadas para o lado direito e com três retângulos na vertical. Texto: Erro 403 ao fazer o login

O código de erro 403 pode ocorrer após uma tentativa de login na sua conta gov.br e indica que seu acesso foi negado. Esse erro pode ser exibido tanto em computadores quanto em dispositivos móveis, conforme a imagem ao lado. Alguns dos motivos podem ser:

  • Uso de ferramentas de VPN (Rede Privada Virtual);
  • Funcionalidade de ocultar rastreamento IP em dispositivos Iphone (Apple);
  • Comportamento suspeito identificado no endereço IP do provedor de internet;

Para verificar se está com essa dificuldade, basta acessar a página abaixo e realizar o login em sua conta:

Login na conta gov.br

Imagem com a mensagem de Erro 403 Forbidden Request forbidden by administrative rules

O QUE FAZER

Alguns passos podem ser realizados para tentar solucionar essa dificuldade:

1) Acessar o sistema usando uma rede de internet diferente, como redes móveis (2G, 3G, etc) ou uma rede local diferente (Wi-Fi ou cabeada);

2) Acessar o sistema usando um dispositivo diferente (celular, tablet, computador, etc);

3) Limpar os dados de navegação (cache) e os cookies do seu navegador de internet (tenha atenção para não limpar dados importantes para você);

4) Tentar novamente após alguns minutos;

DISPOSITIVOS IPHONE

Em celulares Iphone mais recentes, a fabricante Apple implementou ferramentas de privacidade que interferem no registro do endereço IP na plataforma gov.br. Com isso, o acesso é bloqueado para evitar danos.

Neste caso, é possível liberar o rastreio de IP seguindo as orientações abaixo no Safari (navegador de internet): 
 
1) Acesse Ajustes > Safari > Privacidade e Segurança; 
2) Desmarque a opção Impedir rastreamento e em Ocultar endereço IP marcar a opção de rastreadores; 
3) Se a opção de Ocultar endereço IP aparecer como Apenas rastreadores, marque esta opção; 
5) Acesse Ajustes > [seu nome] > iCloud;  
6) Toque em Retransmissão Privada e, em seguida, desmarque Retransmissão Privada caso esteja habilitada;
4) Em seguida, pedimos que tente acessar a sua conta gov.br novamente (https://sso.acesso.gov.br/). 

Você ainda poderá acessar a sua conta gov.br usando um dispositivo diferente.

Observação: Desativar essas ferramentas de privacidade pode reduzir sua privacidade online. Sempre consulte as orientações do fabricante antes de tomar a sua decisão. Saiba mais em https://support.apple.com/pt-br/guide/iphone/iphb01fc3c85/ios

COMPORTAMENTO SUSPEITO

Caso seja identificado algum tipo de comportamento suspeito no endereço IP do provedor de internet, o acesso pode ser bloqueado na plataforma gov.br para evitar danos aos cidadãos.

O provedor de internet é a empresa que presta serviços de fornecimento de acesso à internet para você. Podem ser redes móveis (2G, 3G, etc) ou uma rede local (Wi-Fi ou cabeada).

Você ainda poderá acessar a sua conta gov.br usando uma rede de internet diferente.

Importante: Coletamos seu endereço IP de acordo com a legislação brasileira, como o Marco Civil da Internet e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Para mais informações sobre como tratamos seus dados pessoais, consulte nossos Termos de Uso e Aviso de Privacidade: https://cadastro.acesso.gov.br/termo-de-uso

AINDA ESTOU COM DIFICULDADE

Caso a sua dificuldade permaneça após seguir as orientações acima, acesse a página abaixo, siga as etapas informadas e registre uma solicitação com o assunto ‘06 - Minha dificuldade não está na lista’:

Solicitar Atendimento Conta GOV.BR
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