A acessibilidade na Web é direito garantido por lei no Brasil desde 2015. Para apoiar a sua implementação, foi publicada a ABNT NBR 17225, que orienta como tornar sites e páginas da Web acessíveis a todas as pessoas. Nesse contexto, o Ceweb.br, em parceria com a Embaixada Britânica e a Secretaria de Governo Digital, do Ministério da Gestão e da Inovação e Serviços Públicos, promove este curso prático presencial, com foco em aplicações reais e boas práticas de acessibilidade digital.
Data: 25 de setembro de 2025
Local: Instituto Serzedello Corrêa – Brasília
Estrutura do Curso
O curso será dividido em quatro módulos práticos, abordando:
- Boas práticas na publicação de conteúdos acessíveis
- Princípios de design acessível
- Programação contemplando requisitos de acessibilidade
- Gestão da conformidade com a ABNT NBR 17225
Público-Alvo
Servidores públicos que atuam com programação e publicação de conteúdos em sites governamentais.
As vagas são limitadas. Garanta já a sua!
Cronograma
08:00 - 08:30 Credenciamento
08:30 - 09:00 Anfiteatro - Painel de abertura
Instituições participantes: NIC.br, Secretaria de Governo Digital e Embaixada Britânica.
09:00 – 10:30 | Sala – Publicação de conteúdo acessível
No módulo de Publicação de Conteúdo Acessível, faremos uma recapitulação das técnicas essenciais para criar materiais digitais inclusivos, incluindo produção de textos claros, descrição de imagens (texto alternativo) e elaboração de textos explicativos para links. Haverá espaço dedicado para perguntas e esclarecimentos com especialistas.
10:30 - 11:00 Pausa com café
11:00 – 12:30 | Sala – Design acessível
O módulo Design Acessível trará uma revisão prática e teórica das técnicas para construção de identidades visuais inclusivas. Serão retomados tópicos como uso correto de cores, design de controles e formulários, implementação de animações e demais recursos visuais. Ao final, teremos um momento para tirar dúvidas diretamente com especialistas.
12:30 - 14:00 Intervalo para almoço
14:00 – 15:30 | Sala – Programação contemplando requisitos de acessibilidade
O módulo de Programação Acessível fará uma síntese dos requisitos fundamentais de implementação, como marcação semântica, estruturação correta de conteúdo (cabeçalhos, tabelas, listas) e interação completa via teclado. Também serão revisadas as boas práticas de uso da especificação WAI-ARIA. Os participantes poderão esclarecer dúvidas e dialogar com especialistas após a recapitulação.
15:30 - 16:00 Pausa com café
16:00 – 17:30 | Sala – Gestão de conformidade com a norma ABNT NBR 17225
Neste módulo, será feita uma revisão dos principais pontos de atenção para a conformidade com a norma ABNT NBR 17225. Retomaremos temas como barreiras de acesso (CAPTCHAs, reconhecimento facial e componentes customizados) e a relação com as diretrizes WCAG 2.2. Ao final, haverá espaço para perguntas e troca com especialistas sobre as dúvidas dos participantes.
Palestrantes
Programação e Gestão de conformidade
Cláudia Martin Nascimento
Acesso para Todos
Mestre em Estética e História da Arte pela USP e Bacharel em Desenho Industrial pela FAAP, tem 25 anos de experiência em webdesign e trabalha com acessibilidade há 13 anos. É Vencedora do Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web Todos@Web e do Prêmio de Melhor Webdesign da DesignRush, Florida, EUA. Integra o Grupo de Especialistas em Acessibilidade Web do W3C Brasil. É membro do Comitê de Estudo de Acessibilidade para a inclusão digital da ABNT para a criação de Normalização de acessibilidade em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). É cofundadora da Acesso para Todos e da Plataforma Móduli para criação de websites acessíveis. Sua biografia foi publicada no Who’s Who in Research da Intellect Books – UK
Design
Odilon Gonçalves Movimento
Web Para Todos
Formado em comunicação social e pós graduado em liderança e inovação pela FGV. Há mais de 20 anos atua na criação de produtos e projetos digitais, sendo os últimos anos dedicados a gestão e inovação. Atualmente lidera as iniciativa digitais do Museu da Pessoa e, ao longo de sua jornada, pode colaborar com o crescimento de organizações como Google, Facebook, Claro, Fundação Roberto Marinho, Museu da Língua Portuguesa, Sesc e Toyota. É especialista em UX e UI com foco em pessoas com deficiência e, desde 2017, faz parte do Movimento Web Para Todos.
Conteúdo
Simone Freire
Espiral Interativa e Movimento Web para Todos
Graduada em Comunicação Social, com ênfase em Jornalismo e especialização em Gestão de Organizações do Terceiro Setor, atuou por mais de 15 anos como jornalista em diversas redações de tecnologia e, em 2009, fundou a Espiral Interativa, uma agência com foco na comunicação de projetos de impacto social, comunicação inclusiva e acessibilidade digital. Membro do Grupo de Trabalho sobre acessibilidade na web do W3C Brasil, em 2017 idealizou o Movimento Web para Todos, rede que mobiliza dezenas de organizações, especialistas e pessoas com as mais variadas deficiências em prol da construção de uma web inclusiva. Em 2016 foi eleita uma 10.000 Women Goldman Sachs e, em 2023, uma das 15 empreendedoras selecionadas mundialmente para celebrar os 15 anos do programa, em Nova York e Washington, EUA.