Notícias
Brasil no Fórum da ONU: agenda GINGA ganha palco internacional em Tbilisi
A Coordenadora-Geral de Inovação e Governança Estratégica (CGINGA), Luana Faria, foi uma das representantes brasileiras no United Nations Public Service Forum 2026, realizado entre os dias 23 e 25 de junho de 2026, em Tbilisi, na Geórgia, país localizado na região do Cáucaso, na fronteira entre a Europa Oriental e a Ásia Ocidental.
Com o tema “Transforming Public Institutions: Advancing Innovation, Accountability, Participation and Inclusion”, o evento é organizado pelo Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas — UN DESA, em parceria com o Ministério da Justiça da Geórgia, e reuniu lideranças públicas, especialistas, organismos internacionais, academia e sociedade civil para discutir caminhos de transformação das instituições públicas, com foco em inovação, inclusão, participação social, accountability e melhoria dos serviços públicos.
Luana Faria participou do Workshop 4, Sessão 4: “Institutionalizing human-centered service delivery: from innovation to lasting change”, no dia 24 de junho. Na ocasião, foi apresentada a agenda GINGA, movimento estruturante de inovação governamental em desenvolvimento no MGI, voltado ao fortalecimento das capacidades do Estado brasileiro para inovar de forma colaborativa, responsável e orientada à geração de valor público. A participação brasileira destacou como a GINGA busca institucionalizar a inovação no setor público, conectando governança, capacidades, incentivos, redes, conhecimento, comunicação e ambiência institucional à melhoria dos serviços públicos e à transformação do Estado.
Saiba mais sobre o evento em 2026 UN Public Service Forum and Awards | Public Institutions