MeDiNa
Publicação da Instrução de Serviço
Errata adicionada em 06/07/21:
Sobre o MeDiNa
O MeDiNa foi formatado em um software que realiza a avaliação e o dimensionamento mecanístico-empírico de estruturas de pavimentos asfálticos, por meio da rotina AEMC (análise elástica de múltiplas camadas).
O programa originou-se no Termo de Execução Descentralizada celebrado de 2015 a 2018 entre o Instituto de Pesquisas Rodoviárias (IPR) e o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE), e contou com a colaboração do Centro de Pesquisas da Petrobras (CENPES) e com diversas Universidades do Brasil.
Considerando a necessidade de aperfeiçoamento da calibração do MeDiNa, a Diretoria de Planejamento e Pesquisa propôs à Universidade de Brasília (UNB) uma parceria que resultou no Termo de Execução Descentralizada (TED) nº 352/2020, envolvendo também a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
Foi iniciado em 2021 o PRO-MeDiNa, que é um programa contínuo de segmentos experimentais, implementados em diversas regiões do país com a finalidade de apoiar os ajustes necessários no MeDiNa. Dessa forma, técnicos de Superintendências Regionais e da Diretoria de Planejamento e Pesquisa, além de outras universidades, tiveram importante participação na atualização, ora, proposta, sobretudo a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).
Dessa forma, em setembro de 2025, a UnB oficializou a entrega da versão 2.0 do MeDiNa, resultado das atividades desenvolvidas no âmbito do TED nº 352/2020. A nova versão incorporou ajustes significativos em relação à versão anterior (1.1.9), incluindo a alteração da função sigmoide utilizada no código, fundamentada na metodologia proposta por Almeida et al. (2024), a modificação da rotina de cálculo dos fatores de deslocamento, a ampliação da base de dados com resultados de ensaios de novos materiais e a supressão temporária do modo reforço no software.
Desenvolvido em Visual C++, que permite uma agilidade no processamento dos cálculos matemáticos, o programa MeDiNa reúne em poucas telas a entrada de dados, com campos facilmente editáveis e a apresentação dos resultados em relatórios.
O programa e seu manual de utilização podem ser baixados gratuitamente por qualquer usuário.

