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Retrospectiva 2025: Institucional

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Publicado em 16/12/2025 19h52 Atualizado em 16/12/2025 19h58
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Um ano de muito trabalho e muitas conquistas, sempre com a missão de implementar a Política de Infraestrutura de Transportes terrestres e aquaviários, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do país.
E entre tantos eventos, cursos, visitas técnicas, lançamentos, participações em Congressos, o DNIT pôde mostrar seu trabalho e, principalmente, a maneira ética como realiza suas ações.
Abaixo, vamos listar um pouco do que foi feito neste ano, com a certeza de que, no próximo ano, teremos muito mais.

Ações realizadas pelos órgãos vinculados ao DNIT

Em 2025, o DNIT consolidou seu papel estratégico no fortalecimento da governança, da integridade institucional e da eficiência administrativa. Alinhado às diretrizes da Administração Pública Federal, atuou para garantir a correta aplicação dos recursos públicos, a conformidade dos processos internos e a mitigação de riscos operacionais.

Entre as principais entregas da Auditoria neste ano, destacam-se o Acordo de Cooperação Técnica com o TCU, viabilizado para promover o intercâmbio de tecnologias, conhecimentos e bases de dados, contribuindo para a definição de metas técnicas e elaboração do plano de trabalho, com foco na legalidade, eficiência e integridade; a revisão da Norma DNIT 097/2007 – PRO: atualização do normativo sobre o Registro de Diário de Obra; a atualização do Guia de Contratações Emergenciais: aprimoramento das orientações para situações excepcionais; a recomendação de inclusão da ajuda de custo no SOUGOV: proposta para facilitar o acesso ao benefício por meio da plataforma digital; e a revisão da Instrução Normativa de Tomada de Contas Especiais: atualização das diretrizes aplicáveis no âmbito do DNIT. Essas ações reforçam o compromisso da Auditoria Interna com a melhoria contínua da gestão pública e o fortalecimento da confiança institucional.

A autarquia também intensificou sua atuação na apuração de irregularidades praticadas, tanto por servidores públicos, quanto por entes privados que mantêm relação com a Administração. Foram conduzidas investigações que asseguraram o devido processo legal e contribuíram para o fortalecimento da ética e da responsabilidade no serviço público. A atuação firme e técnica da Corregedoria do DNIT reforçou o compromisso institucional com a integridade, resultando na responsabilização de condutas irregulares e na preservação do interesse público.

A Corregedoria também investiu em medidas preventivas e educativas, buscando promover uma cultura organizacional orientada pela ética e pela conformidade. Foram realizados eventos como o Café com a Corregedoria, o Na Íntegra e o 2º Workshop de Integridade e Corregedoria. Essas iniciativas fomentaram o diálogo, a conscientização, a capacitação de servidores e a disseminação de boas práticas, consolidando o papel da Corregedoria como agente de transformação e guardiã da integridade institucional.

Ao longo do ano, a Ouvidoria do DNIT reforçou seu compromisso com a escuta ativa, a transparência pública e o diálogo constante com servidores e colaboradores da autarquia. Foram realizadas ações de sensibilização, como a divulgação de matérias e vídeos sobre o Serviço de Informações ao Cidadão (SIC), o Dia Internacional da Proteção de Dados Pessoais, a Campanha “Transparência e Integridade” e a divulgação e o uso do Fala.BR, plataforma essencial para o registro de denúncias, elogios, sugestões e manifestações ao Governo Federal. A Ouvidoria ainda atuou na implementação de medidas de segurança e privacidade, como a campanha “Sua Segurança Digital Importa”, voltada à conscientização sobre boas práticas no ambiente digital. Investiu na capacitação dos servidores e colaboradores por meio do 3º Workshop de Ouvidoria, da 2ª turma do Treinamento Prático em LGPD, Proteção de Dados e Segurança da Informação, da divulgação de cursos da ENAP no site do DNIT e da participação em eventos nacionais sobre privacidade e governança. Além disso, colaborou com o treinamento realizado no âmbito do Programa Na Íntegra e prestou consultoria técnica às áreas internas sobre proteção de dados pessoais, contribuindo para a elaboração do primeiro inventário de dados pessoais do DNIT, um marco na gestão da privacidade na instituição.

No campo da Integridade, o DNIT se destacou por suas iniciativas robustas no fortalecimento da ética e da transparência dentro da autarquia. Uma das principais ações foi a publicação da Portaria n.º 5919, de 09 de outubro de 2025, que estabeleceu procedimentos e rotinas claras para identificar, prevenir e combater situações de nepotismo no âmbito do Departamento. Essa medida visa garantir que as práticas de contratação e gestão de pessoal ocorram de forma justa e imparcial, promovendo um ambiente de trabalho mais ético e transparente.

Além disso, a aprovação da Política de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação (PPEAD) marcou um avanço significativo na promoção de um ambiente de trabalho seguro e respeitoso para todos os colaboradores. Complementando essas ações, a área promoveu o Workshop “Diálogos e Boas Práticas da Integridade no setor público e privado”, que reuniu especialistas e profissionais para discutir e compartilhar experiências sobre a implementação de práticas de integridade. Essas iniciativas refletem o compromisso do DNIT com a promoção de uma cultura institucional baseada em valores éticos e no respeito aos direitos humanos.

Infraestrutura Ferroviária

A infraestrutura ferroviária do DNIT avançou neste ano com as cessões de 48 imóveis incluindo estações ferroviárias, bem como a doação de 51.346 bens móveis diversos, incluindo locomotivas e carros de passageiros. Destaque para a doação de um carro de passageiro de madeira à Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), dois carros de passageiros para a Associação Movimento de Preservação Ferroviária do Trecho Sorocabana, uma locomotiva a vapor ao município de Corinto/MG, uma locomotiva a vapor ao município de Botucatu/SP, e uma locomotiva a vapor para o Comando do 1º Batalhão Ferroviário de Santa Catarina.

A autarquia também realizou a cessão da Estação Ferroviária de Sobragy ao município de Belmiro Braga/MG e da Estação Ferroviária de Formiga ao município de Formiga/MG. Foram cedidos dois trechos ferroviários devolvidos ao DNIT, em Ribeirão Preto/SP e Campina Grande/PB para implantação de projetos de mobilidade urbana como VLT. Realizamos também a primeira cessão conjunta com a SPU da Estação Central de Recife ao IPHAN. A doação e cessão de bens ferroviários contribui para a valorização da memória ferroviária nacional e de preservação do patrimônio histórico oriundo da extinta Rede Ferroviária Federal S/A - RFFSA. Outro objetivo é gerir e otimizar a utilização de bens pela administração pública.

Em Barra Mansa, no estado do Rio de Janeiro, está em fase final de execução a adequação da linha férrea EF-222/RJ, empreendimento contemplado no Novo PAC, que já apresenta 90% dos serviços concluídos.

Em 2025, o DNIT realizou uma visita às obras da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO). A equipe da Diretoria de Infraestrutura Ferroviária foi conhecer o andamento da construção de 383 quilômetros de trilhos, que vai conectar o Centro-Oeste ao restante do Brasil e viabilizar novos caminhos para o comércio internacional de produtos agrícolas e minerais.

Infraestrutura Rodoviária

Com o objetivo de alinhar práticas e discutir sistemas e processos que movem a infraestrutura rodoviária, o Departamento promoveu o Seminário de Desenvolvimento. Durante os encontros promovidos em Brasília, Recife e Santa Catarina, houve a apresentação de sistemas gerenciados pela Diretoria de Infraestrutura Rodoviária do DNIT, bem como discussões sobre temas correlacionados à construção, manutenção e operação da infraestrutura rodoviária federal.

"Estes encontros permitiram a apresentação de diretrizes que vão disciplinar o trabalho do DNIT, difundindo conhecimentos, tanto dos novos programas, quanto das mudanças feitas nos já existentes".
Fábio Nunes, diretor de Infraestrutura Rodoviária do DNIT

Também foi realizado o Curso de Manutenção e Reabilitação de Obras de Arte Especiais, em parceria com o Instituto de Pesquisas Rodoviárias (IPR), promovido em Brasília, Recife e São Paulo, entre agosto e outubro de 2025. A capacitação reuniu cerca de 600 servidores e colaboradores das Superintendências Regionais e da Sede, proporcionando atualização técnica com profissionais renomados do setor. O curso contribuiu diretamente para o fortalecimento da qualidade dos serviços executados, o cumprimento das normas técnicas e a aplicação eficiente dos recursos públicos, em consonância com a missão institucional do DNIT.

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Curso de Manutenção e Reabilitação de Obras de Arte Especiais

Outro destaque foi o Curso de Inteligência Artificial, onde foram abordados temas como o uso estratégico de ferramentas de IA voltadas à automação de tarefas, aumento da produtividade e modernização de processos internos com o objetivo de preparar para os desafios de um ambiente de trabalho cada vez mais digital e orientado por dados.

No Espírito Santo, o DNIT realizou o 1º Encontro Nacional dos Gestores de Engenharia. Foram abordados temas como inovações em obras emergenciais, análise e qualidade de projetos, planejamento e gestão de obras, Obras de Arte Especiais, gestão e desafios das faixas de domínio e tomada de decisão com base em dados e evidências. Foram destacados também, no evento a reciclagem de base com emulsão na BR-282/SC, o uso do Macadame Hidráulico na BR-364/AC, a construção do Contorno do Mestre Álvaro na BR-101/ES, o whitetopping da BR-135/MA e a eficiência do DNIT na recuperação da infraestrutura rodoviária do Rio Grande do Sul durante as chuvas de 2024.

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1º Encontro Nacional dos Gestores de Engenharia

"Foi um evento importante para reafirmar nosso compromisso com a excelência no atendimento, na missão e no conhecimento em engenharia, dando ênfase a execuções que refletem o nosso compromisso com a tarefa de fortalecer a infraestrutura de transportes do país"
Carlos Barros, diretor-executivo do DNIT

Infraestrutura aquaviária como vetor de integração e desenvolvimento

O DNIT consolidou sua atuação como agente estratégico na gestão das hidrovias brasileiras. Com foco na ampliação da navegabilidade, na modernização da infraestrutura portuária e na integração logística nacional, o DNIT promoveu avanços significativos em diversas frentes, especialmente na Região Norte.

Foram executadas ações em todo o país, incluindo dragagens, sinalização, recuperação e importantes entregas de portos no estado do Amazonas, além da operação de eclusas, estudos técnicos e monitoramento hidroviário. A navegação fluvial, que representa a única via de acesso em muitos municípios ribeirinhos, foi fortalecida por meio de investimentos em infraestrutura que garantem segurança, eficiência e continuidade operacional.
Entre as obras estratégicas, destaca-se o Porto da Manaus Moderna, com edital publicado e licença prévia emitida. A obra está em fase de contratação e representa um marco para o desenvolvimento logístico e econômico da região. Outro avanço relevante foi a emissão da Licença de Instalação (LI nº 1518/2025) pelo Ibama para a derrocagem do Pedral do Lourenço, no Rio Tocantins.

Também merecem destaque o primeiro desmonte subaquático com tecnologia “plasma”, realizado com sucesso no derrocamento em Nova Avanhandava (SP), e o avanço na modernização do porto de Amarópolis, que já conta com 25% dos relatórios técnicos consolidados e 80% do componente ambiental concluído.

A autarquia também foi destaque nos Estados Unidos. Em setembro, aconteceu uma missão técnica ao país, em parceria com o Corpo de Engenheiros do Exército Americano (USACE). A visita teve como objetivo conhecer tecnologias aplicadas à navegação no Rio Mississippi, incluindo sistemas de eclusagem, dragagem e estruturas de controle de fluxo. Em Washington DC, o DNIT participou de reuniões com a Comissão Internacional de Portos da OEA e com o Instituto de Recursos Hídricos da USACE, apresentando iniciativas brasileiras como o Plano de Manutenção Aquaviária. A missão incluiu, ainda, a participação do DNIT na conferência Smart Rivers 2025, em Memphis. A autarquia apresentou, no evento, o trabalho “Avaliação técnica e jurídica de possíveis conflitos entre o domínio dos corpos d’água e a navegação interior no Brasil”.

“A participação no evento reforça o empenho do DNIT em promover o intercâmbio de experiências e boas práticas internacionais, além de destacar o protagonismo do Brasil nas discussões sobre transporte hidroviário sustentável e eficiente”.
Edme Tavares, diretor substituto de Infraestrutura aquaviária do DNIT

Consolidando avanços em educação, com foco na segurança viária e na responsabilidade com o cidadão

Em 2025, o DNIT se consolidou como referência nacional em educação para o trânsito e no uso de tecnologia voltada à segurança viária. Integrou ações educacionais, tecnológicas e administrativas que fortaleceram a Política Nacional de Segurança Viária e ampliaram a eficiência na gestão das rodovias federais.

A autarquia teve participação ativa nas campanhas Maio Amarelo e Semana Nacional de Trânsito, com ações presenciais e virtuais de grande alcance, voltadas à preservação de vidas e à conscientização coletiva sobre o papel de cada cidadão na segurança viária, iniciativas que obtiveram ampla repercussão na mídia nacional.

Na educação para o trânsito, a autarquia estruturou indicadores do Conexão DNIT, lançou o Partner Hub, firmou 36 novas parcerias e realizou o III Encontro da Equipe Nacional de Educação para o Trânsito (EENET), fortalecendo a articulação nacional e as ações educativas do órgão.

MeDiNa 2.0

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MeDiNa 2.0
Por meio do Instituto de Pesquisas Rodoviárias (IPR), o DNIT lançou em 2025, a versão 2.0 do programa MeDiNa. A ferramenta é utilizada no dimensionamento de novas rodovias e no reforço de pavimento existentes. A nova versão incorporou ajustes e aprimoramentos significativos, incluindo a nova função sigmoide, baseada na metodologia de Almeida et al.(2024), a atualização da rotina de cálculo dos fatores de deslocamento, a ampliação da base de dados com resultados de ensaios de novos materiais e a supressão temporária do modo reforço, que será revisado em futuras atualizações.

Também neste ano o DNIT lançou seu primeiro Caderno Técnico, publicação voltada à valorização do conhecimento prático gerado no dia a dia da autarquia. O objetivo é compartilhar experiências, estudos de caso, relatos de implementação de programas, artigos de opinião e aprendizados reunidos pelos servidores em suas rotinas de trabalho.

O DNIT lançou, em 2025, a 2ª edição dos Manuais de Custos de Infraestrutura. O material consolida as premissas e metodologias utilizadas no Sistema de Custos Referenciais de Obras (SICRO) para a elaboração de orçamentos de obras de infraestrutura de transportes. Os Manuais foram atualizados com as melhorias implementadas no SICRO ao longo dos últimos oito anos. Eles constituem repositório técnico para todos os atores que projetam, orçam e executam obras de infraestrutura de transportes, não somente no DNIT, mas em todas as esferas da Administração Pública, bem como na área privada.

Em agosto, o DNIT realizou o 2º Encontro de Licitações e Contratos, na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais. O objetivo foi discutir temas relevantes da área, promovendo integração institucional e alinhamento às diretrizes da Lei nº 14.133/2021. O evento trouxe atualização sobre as melhores práticas da nova lei, fortalecimento da padronização de processos e minutas contratuais dentro do DNIT, e abriu espaço para temas estratégicos, como compras integradas, avaliação de riscos em grandes obras e o uso da Inteligência Artificial (IA).

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2º Encontro de Licitações e Contratos
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DNIT TECH SUMMIT
Inovação e Tecnologia foram os pilares do DNIT TECH SUMMIT, que reuniu especialistas, gestores, pesquisadores e profissionais do setor para discutir os avanços da Engenharia Digital e da Inteligência Artificial aplicados à Infraestrutura de Transportes.  Foram dois dias de seminários, palestras e painéis de discussão, onde foram apresentadas tendências globais, estudos de caso e experiências práticas sobre o uso de tecnologias digitais — como Modelos Inteligentes, IA e Sistemas de Informações Geográficas — voltadas à modernização, eficiência e sustentabilidade da infraestrutura de transportes no Brasil.

Este ano, o DNIT recebeu o Prêmio de Melhor Termo de Referência 2024, no 20º Congresso Brasileiro de Pregoeiros e Agentes de Contratação (CBP), realizado em Foz do Iguaçu (PR). A premiação foi referente à contratação de empresa especializada na prestação de serviços de execução do Plano de Dragagem de Manutenção Aquaviária e Sinalização Náutica do rio Amazonas (PADMA), que compreende o trecho situado entre as cidades de Manaus e Itacoatiara, no estado do Amazonas.

A cidade de Maceió, em Alagoas, foi palco do VIII Encontro dos Gestores Administrativos e Financeiros do DNIT (CAF), evento que reuniu profissionais de todas as regiões do Brasil para fortalecer a integração, compartilhar experiências e promover capacitação nas áreas de inovação, tecnologia, gestão e desenvolvimento humano.

“A importância desse encontro é grande, pois conseguimos identificar as atividades administrativas e financeiras para, assim, fazer o planejamento até o final do ano de 2026. Saímos com várias ideias para implementar e melhorar as nossas ações”.
Marcos Brito, diretor de Administração e Finanças do DNIT

Em setembro, a autarquia apresentou o Programa IntegraVida, voltado às temáticas que integram uma política de gestão dirigida à saúde — física, mental, emocional, social, ocupacional e financeira — dos servidores, colaboradores e estagiários. O lançamento marcou o início de uma agenda de ações integradas que dedicam atenção a diversas dimensões de qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Pensando em oferecer conforto para as mães, o DNIT inaugurou uma sala de aleitamento materno na Sede da autarquia, em Brasília. Idealizado para atender as lactantes, o DNIT Materna proporciona um ambiente seguro, silencioso e acolhedor para amamentação ou coleta e armazenamento do leite, com toda a privacidade necessária, e funcionamento 24 horas.

Participação em Grandes Eventos

O DNIT marcou presença na 8ª Paving Expo 2025, que aconteceu em São Paulo. A autarquia teve destaque na programação, evidenciando seu papel institucional, sempre priorizando o aprimoramento das técnicas de construção e manutenção da infraestrutura brasileira. Técnicos do Departamento tiveram destaque como painelistas, em assuntos como pavimento em concreto, educação para o trânsito, segurança viária, manutenção e reabilitação de Obras de Arte Especiais, entre outros. A Paving é um dos principais eventos do setor, reunindo, nesta edição, mais de 300 empresas, nacionais e internacionais.

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8ª Paving Expo 2025

O DNIT também esteve presente na 50ª Reunião Anual de Pavimentação (RAPv) e 27º Encontro Nacional de Conservação Rodoviária (Enacor), que aconteceu em Minas Gerais. O DNIT participou de painéis, minicursos e sessões técnicas, apresentando trabalhos e estudos acadêmicos desenvolvidos por servidores da Casa.

50ª Reunião Anual de Pavimentação (RAPv) e 27º Encontro Nacional de Conservação Rodoviária (Enacor).jpg
50ª Reunião Anual de Pavimentação (RAPv) e 27º Encontro Nacional de Conservação Rodoviária (Enacor)

DNIT em Lisboa

O 11º Congresso Rodoferroviário Português (CRP) - +Sustentabilidade, +Resiliência foi realizado em Lisboa e reuniu a comunidade técnica e científica e especialistas dos setores rodoviário e ferroviário. O diretor-geral do DNIT, Fabricio Galvão, fez uma apresentação na sessão paralela “Desafios do DNIT na Gestão da Infraestrutura de Transportes em Cenário de Mudança Climática”, citando a maior tragédia climática dos últimos anos que atingiu o Rio Grande do Sul, em maio de 2024.

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11º Congresso Rodoferroviário Português (CRP) - +Sustentabilidade, +Resiliência

Em maio, a autarquia esteve no IX Brasil nos Trilhos. Com o tema “Sustentabilidade em Movimento”, o principal encontro do setor ferroviário de cargas no país reuniu lideranças do setor, representantes do Governo Federal e especialistas. No painel “Conviver com os trilhos: integrando comunidades e infraestrutura ferroviária”, o diretor de Infraestrutura Ferroviária substituto do DNIT, Eloi Palma, apontou o conceito de ferrovias resilientes para enfrentar os desafios da malha ferroviária.

“Os projetos precisam ser resilientes, não apenas tecnicamente, mas também do ponto de vista social, já prevendo a implantação das futuras ferrovias, imaginando o crescimento das áreas urbanas para que as vias estejam preparadas e não gere problemas de convivência entre a ferrovia e a área urbana, como temos hoje, por conta do crescimento populacional”
Eloi Palma, diretor de infraestrutura ferroviária do DNIT

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IX Brasil nos Trilhos

E por meio do Instituto de Pesquisas Rodoviárias (IPR), o DNIT participou da 9° Conferência Brasileira sobre Estabilidade de Encostas (COBRAE), na cidade de Garibaldi, no Rio Grande do Sul. O evento reuniu profissionais e acadêmicos na área de geotecnia, que discutiram e apresentaram artigos relacionados à estabilidade de encostas naturais e taludes urbanos, formas de estabilização e gerenciamento de risco em obras lineares.

Na Conferência, técnicos da autarquia falaram sobre o trabalho do DNIT na tragédia climática que atingiu o estado em maio de 2024. Milhares de gaúchos tiveram de lidar com a falta de mobilidade, dadas as condições de diversas rodovias, que foram levadas pela água ou cobertas de lama por conta do deslizamento de encostas. O DNIT agiu e deu respostas rápidas e eficientes para retomar caminhos e devolver a trafegabilidade aos moradores de regiões atingidas.

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9° Conferência Brasileira sobre Estabilidade de Encostas (COBRAE)

“Participar deste evento é uma excelente oportunidade de troca de experiências com as empresas, consultorias, projetistas, para que consigamos aprimorar, cada vez mais, a infraestrutura que estamos fazendo no Brasil”.
Luiz Guilherme Rodrigues de Mello, diretor de Planejamento e Pesquisa do DNIT

Compromisso para 2026

Em 2026, o DNIT continuará sua trajetória na consolidação de uma infraestrutura de transportes que seja referência em desenvolvimento sustentável.

Guiado por valores como o respeito à vida e a responsabilidade socioambiental, o DNIT reafirma seu compromisso com a construção de um futuro mais seguro e sustentável para a população brasileira.

Com um olhar voltado para a continuidade de seus objetivos e para os desafios que virão, a autarquia segue na construção de uma infraestrutura que suporte o crescimento econômico e social do Brasil, promovendo sempre impactos positivos.

Infraestrutura, Trânsito e Transportes
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