Notícias
DNIT atua na construção de cinco pontes na BR-210, em Roraima
Com o objetivo de modernizar a infraestrutura e garantir a trafegabilidade da BR-210, em Roraima, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) executa a construção de cinco novas pontes, classificadas como Obras de Arte Especiais (OAEs). As intervenções integram o Novo PAC e representam um investimento aproximado de R$ 55 milhões por meio do Governo Federal.

- BR-210
O projeto prevê a substituição de estruturas de madeira por pontes e galerias de concreto, solução que proporciona maior durabilidade, segurança e fluidez ao tráfego, além de reduzir custos de manutenção. O conjunto de obras abrange 270 metros de extensão em OAEs e inclui as seguintes estruturas: ponte sobre o Igarapé Rococó (km 84,2), ponte sobre o Rio Caroebe (km 89,5), ponte sobre o Igarapé Taboca (km 98,0), ponte sobre o Igarapé Areal (km 141,0) e ponte sobre o Igarapé São Francisco (km 167,4). Os trabalhos beneficiarão diretamente os municípios de Caroebe, São João da Baliza e São Luiz do Anauá.
Com exceção da ponte sobre o Rio Caroebe, que permanece na fase inicial para implantação dos desvios, as demais frentes de serviço já registram avanços significativos. Até o momento, foram executados a construção dos aterros, a implantação de desvios, a armação passiva e a instalação de cordoalhas de protensão em todas as OAEs em andamento
Também foi executado a construção do corpo de Bueiro Triplo Celular de Concreto (BTCC), um tipo de obra de arte de drenagem usada na construção civil para conduzir água. Ele é construído com três células (caixas) de concreto, projetadas para suportar e escoar grandes volumes de água em rodovias e outras áreas. Em sequência iniciarão os serviços de lançamento do concreto sobre as longarinas, protensão das longarinas e o aumento de capacidade do BTCC.
Como medida de segurança, o DNIT implantou desvios e sinalizações diurnas e noturnas. O tráfego permanece ininterrupto, com controle realizado por equipe uniformizada e devidamente treinada. Além disso, foram instaladas sinalizações educativas para orientar os usuários da via e reduzir o risco de acidentes.
Importância - A BR-210/RR é uma das principais vias federais de Roraima e desempenha papel fundamental na integração regional. Ela conecta os municípios de Caroebe, São João da Baliza, São Luiz e Caracaraí, além de se interligar a importantes corredores de transporte, como a BR-174.
É considerada estratégica para o escoamento da produção agrícola da região sul de Roraima (como bananas, mandioca, cacau), conectando produtores a mercados maiores. A conclusão e modernização da BR-210 têm potencial estratégico de ampliar a interligação de Roraima com outras regiões, melhorando o acesso logístico e comercial.