Notícias
29/09/2011 - DEFESA - Seminário debate uso e importância estratégica de bens sensíveis
Seminário debate uso e importância estratégica de bens sensíveis
Brasília, 29/09/2011 – Integrantes da comunidade científica, especialistas civis e militares, acadêmicos e demais interessados vão se reunir, de 4 a 7 de outubro, em Campinas (SP), para participar do 8º Seminário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Ministério da Defesa.
Durante quatro dias, o evento promoverá apresentações e debates sobre os chamados “bens sensíveis” e sua importância estratégica para a defesa nacional.
Utilizados nas áreas nuclear, química e biológica, os bens sensíveis costumam vir associados a questões polêmicas. Se, por um lado, podem ser utilizados em prol do desenvolvimento científico-tecnológico, por outro despertam o temor de sua potencial aplicação na fabricação de armas de destruição em massa.
O Brasil é signatário de acordos internacionais que vedam a utilização ou estocagem de armas químicas e biológicas. Participa também de acordos e regimes internacionais que visam o controle desses produtos e das tecnologias necessárias à sua elaboração. A própria Constituição Federal, além disso, proíbe a utilização de armas nucleares.
A discussão sobre o uso dos bens sensíveis à luz da legislação em vigor torna o programa do seminário particularmente interessante, tanto para os órgãos do governo que tratam da questão, quanto para laboratórios e empresas que desenvolvem ou lidam com tais materiais.
A programação do evento contempla a apresentação de palestras e a realização de mesas redondas que abordarão os acordos internacionais na área de bens sensíveis, os mecanismos de controle dessas tecnologias e materiais em território nacional, a construção de capacidades nacionais para fazer frente às potenciais ameaças químicas, biológicas e nucleares e o cerceamento tecnológico em áreas estratégicas de interesse da defesa nacional.
O seminário será aberto oficialmente às 9h30 do dia 4. Confira, abaixo, mais informações sobre o evento.
8º Seminário de Ciência, Tecnologia e de Inovação do Ministério da Defesa
Datas e local: O evento será realizado de 4 a 7 de outubro, em Campinas (SP), no auditório do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, instituição científica e tecnológica vinculada ao MCTI.
Público alvo: O seminário é voltado à toda comunidade científica e tecnológica nacional, compreendendo os órgãos governamentais de CT&I, empresas públicas e privadas, instituições acadêmicas, órgãos de fomento a CT&I e Instituições de Ciência e Tecnologia civis e militares, com potencial interesse para a defesa.
Inscrições: As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas pela internet, no endereço www.cti.gov.br/defesa_nacional.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério da Defesa
(61) 3312-4070