Fortalecendo a Auditoria Interna no Ministério da Defesa
A Secretaria de Controle Interno do Ministério da Defesa (CISET/MD) conquistou a certificação no Nível 2 – Infraestrutura, do Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM), concedida pela Controladoria-Geral da União (CGU).
O que isso significa?
O IA-CM é Modelo de Capacidade de Auditoria Interna, que orienta a evolução das Unidades de Auditoria Interna Governamental no aprimoramento de suas práticas.
O Nível 2 garante que a CISET/MD possui uma base sólida, com processos bem definidos e organizados, como planejamento, supervisão e controle de qualidade.
Como foi o processo?
Nos últimos anos, a CISET/MD buscou estruturar seus processos de trabalhos de acordo com as melhores práticas internacionais.
No período de setembro de 2023 a março de 2024, a CISET/MD realizou uma autoavaliação de 10 processos de trabalho, que resultou em um relatório que foi submetido à Controladoria-Geral da União – CGU.
Entre julho de 2024 e maio de 2025, a CGU avaliou documentos e auditorias realizadas pela CISET/MD nos anos de 2023 e 2024. O resultado foi positivo: a unidade demonstrou maturidade e compromisso com a excelência.
Por que isso é importante?
Essa certificação mostra que a CISET/MD está alinhada com as melhores práticas internacionais, contribuindo para uma gestão pública mais eficiente, transparente e confiável.
Linha do Tempo do Processo de Certificação (Setembro/2023 a Maio/2025)
1. Setembro/23 a Março/2024: A CISET/MD realizou uma autoavaliação
2. Julho/2024: Início do processo de certificação.
3. Agosto a Dezembro/2024: Levantamento e envio de evidências no sistema eCGU.
4. Janeiro a Março/2025: Análise documental e validação pela CGU.
5. Abril/2025: Consolidação do relatório de avaliação.
6. Maio/2025: Emissão do relatório final e certificação oficial da CISET/MD no Nível 2 do IA-CM.
Documentos: