Identidade Estratégica
Abaixo estão demonstradas a Identidade Estratégica do Ministério da Defesa, que está contida no Planejamento Estratégico Organizacional, aprovado por meio da Resolução CG-MD nº 2 de 18 de dezembro de 2023, e a Identidade Estratégica do Setor de Defesa, aprovada por meio da Resolução CONSUG-MD nº 20, de novembro de 2024.
Identidade Estratégica do Ministério da Defesa
MISSÃO
Promover o esforço integrado de defesa, para a garantia da soberania, do território e dos interesses nacionais, cooperando para as ações do Estado, o desenvolvimento do país e sua maior projeção no cenário internacional.
VISÃO DE FUTURO
Ser uma instituição de excelência na promoção do esforço integrado de defesa e reconhecido pela efetividade de sua gestão.
VALORES
Civismo
Respeito pelos valores da sociedade, suas instituições e responsabilidades e deveres do cidadão.
Compromisso
Dedicação permanente à defesa do interesse público, de forma a entregar o melhor para a sociedade, com responsabilidade e dedicação.
Cooperação
Auxiliar, colaborar, contribuir, prestar ajuda e construir sinergias, com vistas ao melhor resultado para a organização.
Efetividade
Alcance de resultados efetivos para a sociedade.
Excelência Institucional
Compromisso de fazer o melhor no cumprimento da missão institucional, com foco em resultados para a sociedade.
Integridade
Atuar de maneira correta, honesta, proba e com transparência, pautado por princípios éticos e morais.
Patriotismo
Sentimento de orgulho, amor e devoção à pátria e aos seus símbolos.
Profissionalismo
Realizar o trabalho de forma competente, correta e planejada, atuando com seriedade, reponsabilidade, imparcialidade, compromisso, respeito, educação, humildade e de forma justa.
Valorização das pessoas.
Promover a valorização, o reconhecimento e o desenvolvimento das pessoas, de forma a maximizar seu desempenho e bem-estar.
Identidade Estratégica do Setor de Defesa
MISSÃO
Preparar as Forças Armadas, mantendo-as em permanente estado de prontidão para serem empregadas na defesa da Pátria, na garantia dos poderes constitucionais, na garantia da lei e da ordem; no cumprimento das atribuições subsidiárias; e em apoio à política externa; a fim de contribuir com o esforço nacional de defesa.
VISÃO DE FUTURO
Ser efetivo participante do esforço nacional de defesa, dispondo de Forças Armadas modernas, compatíveis, adequadamente preparadas e permanentemente prontas para serem empregadas.
VALORES
Civismo, comprometimento, coragem, disciplina, ética, hierarquia, honra, lealdade, patriotismo e profissionalismo.