Notícias
Combatentes enfrentam incêndio em parque estadual de Mato Grosso
Brasília (DF), 11/09/2020 – Nessa quinta-feira (10), militares envolvidos na Operação Pantanal combateram quatro focos de incêndio no Parque Estadual Encontro das Águas e na região de Porto Jofre, em Mato Grosso. Também, por meio do 6º Distrito Naval, militares e agentes combateram um foco de incêndio na Fazenda Rio Novo, em Barão de Melgaço, no mesmo Estado.
O Parque Estadual Encontro das Águas, localizado entre os municípios de Poconé e Barão de Melgaço, ao sul da capital mato-grossense, é bacia coletora de vários rios, como o Cuiabá, o Piquiri, o Pirigara, o Cassange, o Três Irmãos e o Alegre. Exerce importante papel na manutenção da biodiversidade pantaneira.
Entre as medidas contra o desmatamento, focos de incêndio na Região Centro-Oeste do País estão sendo combatidos e monitorados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), pelos Corpos de Bombeiros Militares do Estado de Mato Grosso do Sul (CBMMS) e de Mato Grosso (CBMMT), e pelo SESC-MT, com o apoio de militares das Forças Armadas.
No total, 312 pessoas, sendo 173 militares e 139 agentes, além de 40 viaturas, 11 aeronaves e duas embarcações estiveram à disposição das ações nessa quinta-feira (10).
Operação Pantanal
As Forças Armadas atuam, desde o dia 25 de julho, no combate a incêndio no Pantanal sul-mato-grossense. No dia 5 de agosto, as ações foram estendidas ao Pantanal mato-grossense. O Ministério da Defesa atende à solicitação recebida pelos dois estados.
O Centro de Coordenação da Operação está instalado no aeródromo do Sesc Pantanal, em Poconé (MT), ponto estratégico para o emprego dos meios. Participam da operação embarcações e helicópteros da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, além de Fuzileiros Navais com curso em incêndio florestal.
Por Tenente Flávia
Foto: Grabriela Sant’Ana/SESC/Divulgação Operação Pantanal
Saiba mais:
Militares e agentes públicos atuam em parceria no Pantanal
Militares somam esforços com brigadistas no combate a incêndios no Pantanal
Operação das Forças Armadas completa 40 dias de atuação no Pantanal
Confira os destaques da semana:
Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071